Aeronave pousa em Guarulhos com 1.105 pessoas resgatadas desde o início da operação
Na manhã de segunda-feira, 14 de outubro, o quinto voo da Operação Raízes do Cedro, do Governo Federal, pousou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, trazendo 220 passageiros, incluindo 10 crianças de colo e dois pets. Com a chegada dessa aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), a operação já resgatou 1.105 brasileiros e familiares do Líbano, além de 14 animais de estimação, desde o início das ações em 2 de outubro.
O objetivo da operação, comandada pelo Ministério das Relações Exteriores em parceria com a FAB, é resgatar brasileiros que se encontram na zona de conflito entre Israel e o grupo Hezbollah, no Líbano. A ação também envia insumos hospitalares e donativos para o Líbano, totalizando 43 toneladas de ajuda humanitária até o momento.
Atendimento humanizado e suporte completo
Ao desembarcarem, os repatriados são acolhidos por equipes do Ministério do Desenvolvimento Social, Força Nacional do SUS, Polícia Federal e Receita Federal. A operação conta também com o suporte da Embaixada brasileira em Lisboa, durante escalas técnicas.
A assistência inclui cuidados com saúde física e mental, hospedagem temporária para os mais vulneráveis e avaliação para inclusão em programas sociais, como o Bolsa Família. Além disso, há flexibilidade nas regras para a entrada de cães e gatos, facilitando a repatriação de pets.
Histórico da operação
A Operação Raízes do Cedro começou no início de outubro e já realizou cinco voos de resgate. O primeiro voo pousou no Brasil em 6 de outubro, trazendo 229 passageiros e três animais domésticos. Desde então, outras quatro operações têm garantido o retorno seguro de brasileiros, com apoio logístico da FAB e recursos extraordinários do Governo Federal.
Orientações e segurança
O governo brasileiro recomenda que aqueles com recursos deixem o Líbano por meios próprios, já que o aeroporto de Beirute continua em operação. Para emergências, o Itamaraty mantém um plantão consular ativo. A operação segue até que todos os brasileiros e familiares em risco sejam trazidos de volta em segurança.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República