Forças Armadas e Polícia Federal reforçam segurança das eleições municipais de 2024

Com ações estratégicas em 15 estados, as Forças Armadas e a Polícia Federal garantem um processo eleitoral seguro, combatendo crimes eleitorais e assegurando a integridade do pleito.

As eleições municipais de 2024 contarão com um efetivo de 23 mil militares das Forças Armadas, que serão responsáveis por garantir a segurança e logística em diversas regiões do país. As operações serão coordenadas pelo Ministério da Defesa, e incluirão a distribuição de urnas e materiais de votação, principalmente em áreas remotas. O suporte envolve também a mobilização de 3.200 meios militares, como viaturas, embarcações e aeronaves.

A atuação das Forças Armadas será organizada por cinco Comandos Conjuntos regionais, além das unidades permanentes da Marinha, Exército e Força Aérea. O efetivo estará presente em estados como Acre, Amazonas, Pará, Rio de Janeiro e outros, conforme estabelecido pela Portaria GM-MD nº 4.462 e o Decreto Presidencial nº 12.167 de 2024.

Polícia Federal intensifica combate a crimes eleitorais

A Polícia Federal também terá um papel fundamental nas eleições de 2024, empregando mais de seis mil policiais e drones para monitoramento de áreas críticas. A PF já realizou 40 operações para combater crimes eleitorais, como compra de votos, e apreendeu mais de R$ 16,7 milhões em bens, incluindo R$ 11 milhões em espécie. Além disso, a Polícia Federal participa dos testes de validação das urnas eletrônicas, garantindo a confiabilidade do sistema de votação.

O primeiro turno das eleições municipais será em 6 de outubro, e o segundo turno, se necessário, ocorrerá em 27 de outubro.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República