Levantamento mostra que o PIB per capita dos cinco primeiros municípios a integrarem o SRI cresceu 23,17%, destacando o papel da inovação no desenvolvimento da região.
Desde a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) em 2016, o Norte Pioneiro do Paraná passou por uma transformação significativa, com a união de municípios em um esforço conjunto para fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico. Um estudo recente, conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), comprovou o impacto desse trabalho: o PIB per capita dos cinco municípios que iniciaram o projeto cresceu, em média, 23,17%.
O levantamento, que analisou os municípios de Jacarezinho, Andirá, Cambará, Bandeirantes e Santo Antônio da Platina, foi publicado na Revista Ensino e Pesquisa em Administração e Engenharia (Repae). Segundo o professor Paulo Rogério Alves Brene, responsável pelo estudo, o crescimento foi comparado ao desempenho de 41 outras cidades da mesorregião. Além do aumento do PIB, o estudo também constatou que a qualificação da mão de obra melhorou significativamente, com um maior número de profissionais com ensino superior trabalhando na região.
Fomento ao Desenvolvimento Econômico
O SRI, uma iniciativa do Sebrae/PR, tem como foco principal a promoção da inovação e o fortalecimento da economia regional por meio da colaboração intermunicipal. O projeto conta atualmente com 12 municípios, mas a meta é expandir para 29. O consultor do Sebrae, Odemir Capello, destacou que o estudo serve como uma prova da eficiência das ações realizadas para melhorar o ambiente de negócios, gerar emprego e renda, além de proporcionar maior qualidade de vida à população.
Desafios e Resultados Positivos
O estudo utilizou dados de 2011 a 2022, analisando indicadores como o PIB per capita, taxa de emprego, densidade demográfica e êxodo populacional. De acordo com Brene, embora alguns municípios tenham registrado diminuição populacional, o impacto foi menor nas cidades que fazem parte do SRI. Isso contraria a tendência de êxodo populacional indicada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) para a região.
Próximos Passos
Com o estudo de caso em mãos, o SRI do Norte Pioneiro agora conta com um modelo matemático para medir o impacto da inovação em outros aspectos do desenvolvimento econômico e social. O presidente do SRI, Leandro de Azevedo Lima, ressaltou que os dados obtidos ajudarão na tomada de decisões estratégicas dos gestores públicos e servirão de incentivo para a ampliação do projeto para outros municípios.
O estudo completo pode ser acessado no link da Revista Repae, sob o título “Impacto no Desenvolvimento Econômico Endógeno dos Municípios devido à Implementação do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro Paranaense (SRINP)”.
Fonte: ASN Paraná.