Duplicação de rodovias em Campo Mourão atinge 78% e conclusão é prevista para dezembro

Obras de duplicação na PR-317 e PR-840 beneficiam 100 mil moradores e ligam Campo Mourão a importantes rotas regionais como Cascavel, Maringá e Guarapuava.

As obras de duplicação da PR-317 e PR-840, no perímetro urbano de Campo Mourão, já alcançaram 78,52% de conclusão, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). Com a nova pista quase finalizada, resta apenas a aplicação da última camada de pavimento asfáltico, utilizando concreto usinado a quente (CAUQ) com borracha de pneus reciclados, material que oferece maior durabilidade e resistência às variações de temperatura.

A duplicação, que inclui a construção de novas vias marginais, deve ser finalizada até o final de 2024, caso as condições climáticas sejam favoráveis. Após a conclusão do pavimento, será realizada a sinalização horizontal, instalação de placas verticais e nova iluminação viária com luminárias LED. Os serviços complementares, como ciclovias, passeios para pedestres e plantio de grama, devem ser concluídos no início de 2025, sem impactar o tráfego.

Com uma extensão de 3,7 quilômetros, a duplicação vai facilitar o tráfego local e de longa distância, beneficiando os quase 100 mil habitantes de Campo Mourão e motoristas que utilizam a rota de ligação com Cascavel, Maringá e Guarapuava. Interseções já foram implantadas no acesso ao Aeroporto Municipal e no entroncamento das rodovias PR-317 e PR-840.

Além disso, o DER/PR estuda a implantação de passarelas no trecho, próximas ao Centro Universitário e ao Parque de Exposições, para melhorar a segurança dos pedestres. A previsão é que essas passarelas sejam finalizadas até meados de 2025.

Fonte: Secretaria de Infraestrutura e Logística – Governo do Paraná