Cianorte realiza seminário sobre Acolhimento Familiar para crianças e adolescentes

Evento reúne especialistas para debater práticas de proteção e desenvolvimento no acolhimento familiar

Na última sexta-feira (25), Cianorte foi palco do Seminário Municipal de Acolhimento Familiar, que reuniu profissionais da rede de proteção de crianças e adolescentes, além de membros da comunidade. O evento, realizado no auditório da UMFG, teve como objetivo promover a troca de conhecimento e o aprimoramento das práticas de acolhimento familiar, especialmente para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

Organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o seminário contou com palestras de especialistas renomados. Entre os temas abordados, estavam “Acolhimento de crianças e adolescentes: Excepcionalidade e Brevidade”, ministrado pela psicóloga Lucimaira Cabreira, e “Acolhimento Familiar de Crianças e Adolescentes”, conduzido pelo desembargador Dr. Sérgio Luiz Kreuz, uma referência nacional no assunto. A psicóloga Andressa Pires também participou, discutindo os “Ciclos da Vida e especificidades do acolhimento de adolescentes”. A equipe técnica de Cianorte apresentou ainda o Serviço de Acolhimento Familiar, destacando os avanços e desafios locais.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Andressa Belo Safira, a iniciativa é fundamental para fortalecer o acolhimento de menores em risco. “Eventos como este impactam positivamente na vida de crianças e adolescentes, pois promovem um atendimento mais humanizado e possibilitam seu desenvolvimento físico, psíquico e social em um ambiente familiar,” afirmou a secretária, agradecendo aos palestrantes e participantes.

Esse seminário marca um passo importante na consolidação de políticas de acolhimento familiar em Cianorte e região, contribuindo para a proteção e o bem-estar de jovens que precisam de suporte e estabilidade.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social