Ministro de Minas e Energia cobra rapidez na atuação da agência em relação à Enel.
A Controladoria-Geral da União (CGU) anunciou nesta quarta-feira (16) a abertura de uma investigação para apurar irregularidades envolvendo dirigentes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A investigação foi motivada por denúncias encaminhadas pelo Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
A CGU informou que o processo está em andamento sob caráter sigiloso, em conformidade com as normas legais, para assegurar a integridade da apuração. “A CGU reafirma seu compromisso com a transparência e a correção de eventuais desvios de conduta na administração pública e manterá o público informado assim que o processo for concluído”, declarou a Controladoria em nota.
Mais cedo, o ministro Alexandre Silveira pressionou a Aneel para abrir um processo “rápido, célere e objetivo” para investigar possíveis violações contratuais pela distribuidora de energia Enel, que atende a região metropolitana de São Paulo. Ele destacou a necessidade de apurar se a empresa descumpriu cláusulas regulatórias que, segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), não teriam sido violadas no ano anterior.
Além disso, na última segunda-feira (14), a CGU iniciou uma auditoria relacionada ao recente apagão de energia na região metropolitana de São Paulo, buscando esclarecer falhas de fiscalização, tanto por parte da Aneel quanto de autoridades estaduais. O ministro da CGU, Vinícius de Carvalho, mencionou a possibilidade de manipulação por parte da empresa envolvida para evitar que erros fossem detectados, algo que a investigação pretende esclarecer.
Fonte: Agência Brasil – Bruno Bocchini