Conmebol altera local da partida para garantir segurança após atos de vandalismo; Governo brasileiro acompanha situação dos torcedores
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou que a partida de volta entre Botafogo e Peñarol, válida pelas semifinais da Copa Libertadores, foi transferida para o Estádio Centenário, em Montevidéu. O jogo, inicialmente marcado para o estádio Campeón Del Siglo, foi alterado seguindo uma recomendação de segurança do Ministério do Interior do Uruguai.
A decisão veio após um pedido do ministro uruguaio Nicolas Martinelli, que sugeriu realizar o jogo apenas com a presença da torcida uruguaia, devido a preocupações com a segurança dos torcedores brasileiros. Esse posicionamento surgiu depois que torcedores do Peñarol protagonizaram atos de vandalismo no Rio de Janeiro, na praia do Recreio, na última semana.
Preocupação com a Segurança dos Brasileiros no Uruguai
Os Ministérios das Relações Exteriores e do Esporte do Brasil estão monitorando a situação dos torcedores botafoguenses que viajaram ao Uruguai para acompanhar o jogo. Em nota conjunta, os ministérios informaram que, com o apoio da Embaixada do Brasil em Montevidéu, foi aberto um canal de diálogo com o governo uruguaio para tratar das preocupações sobre a segurança dos brasileiros.
Para emergências, o Consulado-Geral do Brasil em Montevidéu disponibilizou um plantão consular 24 horas [+598 91 300 301, via WhatsApp] para atender os brasileiros no Uruguai. O Itamaraty também mantém um plantão geral de emergência pelo telefone +55 [61] 98260-0610.
Botafogo com Vantagem no Confronto
O Botafogo entrará em campo nesta quarta-feira (30), às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Centenário, com uma vantagem confortável, após vencer o Peñarol por 5 a 0 no jogo de ida no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
Fonte: Agência Brasil