
Iniciativas de organizações civis, setor privado e poder público buscam promover a mobilidade sustentável e estimular o uso de bicicletas em diversas regiões do Brasil.
O Prêmio Bicicleta Brasil, promovido pelo Ministério das Cidades, reconheceu 74 projetos que incentivam o uso de bicicletas como meio de transporte nas cidades. A premiação é dividida em seis categorias, com destaque para a categoria “Incentivo ao Uso da Bicicleta”, que recebeu 18 propostas. Outras categorias incluem “Fomento à Cultura da Bicicleta” e “Projetos, Planos, Programa e Urbanização”.
A maioria das iniciativas (39) foi apresentada por organizações da sociedade civil, com uma forte participação da Região Sudeste, que registrou 30 inscrições. As demais regiões também contribuíram, com o Nordeste enviando 16 projetos, seguido pelo Centro-Oeste (12), Norte e Sul (ambas com 8).
Os vencedores receberão troféus, certificados e prêmios em dinheiro, com o primeiro lugar de cada categoria ganhando R$ 50 mil. Além disso, todas as iniciativas inscritas serão reconhecidas com o Selo Bicicleta Brasil, um símbolo que valoriza ações em prol da mobilidade ativa no país.
Fonte: Agência Brasil