
Setor é o segundo com maior número de microempreendedores individuais na cidade, gerando mais de 11 mil empregos formais
A construção civil em Maringá se destaca como um dos principais setores econômicos da cidade, com 5.114 Microempreendedores Individuais (MEIs) ativos, de acordo com um estudo do Sinduscon/PR-Noroeste. O levantamento, que analisou a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAEs) dos 47.372 MEIs locais, aponta que a construção civil é o segundo setor com mais MEIs na cidade, atrás apenas do comércio varejista.
Entre os MEIs da construção, a maior parte (1.789) atua em obras de alvenaria, 1.116 trabalham com instalação e manutenção elétrica, 887 são responsáveis por serviços de pintura, e 380 se dedicam à aplicação de revestimentos e resinas. O restante desempenha outras funções dentro do setor.
De acordo com a pesquisa IPC Maps de 2024, os MEIs representam 60% de todas as empresas ativas no Brasil, e o setor de serviços, que inclui a construção civil, cresceu 10% entre abril de 2023 e abril de 2024.
Criado em 2006, o MEI permite que empreendedores tenham um faturamento anual de até R$ 81 mil, podendo contratar no máximo um empregado, e sem ser sócio ou administrador de outra empresa.
Fonte: Sinduscon/PR-Noroeste, IPC Maps