Lugar de mulher é onde ela quiser, e isso inclui o mercado financeiro

As mulheres têm se dedicado ao empreendedorismo e, com isso, mais negócios comandados por elas surgem dia após dia. A verdade é que as mulheres estão gradualmente dominando o mercado, seja com empreendimentos “delas para elas” ou para o público em geral. Todo esse movimento é acompanhado de muita batalha porque não é fácil empreender, principalmente se existe a dupla jornada, como cuidar da família ao término do serviço. No entanto, muitas empreendedoras que também chefiam os seus lares não se abalam com isso.

Segundo dados do Exame, o número de chefes de família que empreendem aumentou 70% em 10 anos. Hoje, quase quatro a cada 10 donas de negócios também comandam as suas casas. O público feminino veio para ficar na área do empreendedorismo e tem feito o Brasil se tornar o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras, possuindo o total de mais de 24 milhões de brasileiras donas de negócios.

Mas nem sempre é fácil começar a empreender e, às vezes, não se sabe por onde ou como começar. É por isso que pedimos algumas dicas de empreendedorismo para a poderosa Tinna Alves, empreendedora e gestora de um dos salões mais requisitados de São Paulo, o Jacques Janine Brooklin. Veja:

5 Dicas para quem vai empreender ou é um (a) empreendedor, por Tinna Alves

Quando você decide empreender é muito importante antes de qualquer coisa, estudar o mercado em que vai ingressar. Administrar não é uma tarefa fácil. A complexidade fiscal, as dificuldades iniciais para a constituição de uma empresa e a altíssima carga tributária se não for bem assessorada pode virar um stress no futuro. Atualmente, devido à turbulência que ainda estamos vivenciando, ficou ainda mais complicado. Além dessas dificuldades, ainda temos que nos adaptar a uma economia fragilizada. Então, siga essas dicas:

1- Mapeie seu negócio: O primeiro ponto que deve ser avaliado profundamente pelo gestor é o mapeamento de seu negócio. Qual o modelo que você quer implantar e como vai fazer para conseguir alavancar a sua ideia.

2- Estratégia: Fazer um planejamento estratégico é um ponto importantíssimo para que você tenha um norte e também para saber a direção dos caminhos que serão necessários para atingir um objetivo específico em algum momento do futuro. Gosto de resumir em tríade: Missão, Visão e Valores.

    Missão: Entender os seus valores e o porquê ser aquela empresa.
    Visão: é a situação em que a empresa deseja chegar (em um período definido de tempo), portanto a importância da estratégia.
    Valores: São os ideais de atitudes, comportamentos e resultados que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da empresa com seus clientes, fornecedores e parceiros.

3- Reflita sobre seus concorrentes e fornecedores.

4- Seja um hábil negociador: Desenvolva e aprimore a habilidade de negociar. Isso vale para as negociações com clientes, fornecedores e colaboradores.

5- Uma coisa é certa: é melhor você errar no papel do que no mercado.

Tinna Alves, um dos grandes nomes por trás do Jacques Janine fala sobre empreendedorismo feminino

Foto: Divulgação

Lugar de mulher é onde ela quiser! E, porque não gerenciando a franquia de um dos maiores salões de beleza de São Paulo? Tinna Alves é o nome por trás do Jacques Janine Brooklin. Formada em moda, ela divide a rotina entre a família e o trabalho e tem gerado grandes resultados em ambos. Se a pandemia deu um susto nas primeiras ondas, a gestora conseguiu manobrar e gerar grandes oportunidades durante o período tortuoso. Após mais de 100 dias parados, incertezas, ansiedade e instabilidade, Tinna teve a sacada de inovar. Transformou o salão e motivou a equipe que também estava sensível e apreensiva com o futuro.

Sua carreira nesse universo começou apenas quando tinha 15 anos, quando trabalhou em uma multimarca da sua cidade natal. Depois que se mudou para a capital de São Paulo, passou pelo show room da CAOS, loja de moda feminina, e, em seguida, pelo show room da Ellus e Schultz. Com uma filha pequena, foi durante esse período que Tinna decidiu abandonar o trabalho em grandes marcas para empreender e hoje ela incentiva outras mulheres a seguir o caminho dos negócios.