Muitas pessoas se questionam se dor de dente causa dor de cabeça. Saiba que esses dois problemas estão, sim, relacionados, já que todas as estruturas de articulações, músculos e nervos da face estão muito próximos. Portanto, qualquer situação de tensão nessas estruturas podem provocar desconfortos ou até mesmo dores insuportáveis.
Se você é o tipo de pessoa que frequentemente tem dores de cabeça e ainda não descobriu o motivo, vale a pena fazer uma consulta para avaliação, pois, inúmeros casos de cefaleia (dor de cabeça) tem origem na boca.
As cefaleias (dores de cabeça) muitas vezes são muito difíceis de serem corretamente diagnosticadas tendo em vista as centenas de causas dessa terrível dor. Estima-se que 80% das dores de cabeça são causadas pela tensão muscular e muitas dores de cabeça de tensão têm origem na oclusão dentária.
A DTM (Disfunção temporomandibular) está intimamente ligada ao aparelho mastigatório. Pode ter diversas causas, tais como: problemas emocionais, hormonais, locais, anatômicos e parafuncionais que são as atividades danosas ao sistema mastigatório e aos dentes, sendo a mais comum dela o bruxismo que é o ato de ranger os dentes durante a noite.
As maloclusões dentárias (posições incorretas dos dentes) também são desencadeantes das dores nas articulações temporomandibulares que tem sido associadas a dores de cabeça. Se o funcionamento da ATM estiver prejudicado, pode causar fortes dores de cabeça, enxaqueca e também dores de ouvido. Isso acontece porque a região atrás dessa articulação é muito enervada.
Um equilíbrio dentário correto é fundamental para a estabilidade articular e muscular do paciente. Essas condições são particulares, devem ser diagnosticadas por profissionais e tratadas através de trabalhos multidisciplinares dirigidos a cada caso que em geral podem envolver ortodontia, próteses, restaurações sem oclusão, dentre outros.
As pesquisas sobre a DTM se intensificam a cada dia e novos tratamentos estão sendo estabelecidos para tratar os pacientes, minimizando suas consequências e aliviando entre outros sintomas, as dores de cabeça.
A evolução cientifica avança a cada dia e novas descobertas e verdades científicas surgem buscando sempre devolver uma oclusão funcional e com saúde para o sistema mastigatório, preservando todo sistema muscular, ósseo e dentário.
Nosso corpo funciona como uma grande engrenagem e um dos principais eixos do nosso organismo é a articulação tempromandibular, e o equilíbrio dela está associado ao posicionamento dos dentes além de outros fatores. Quando os dentes estão tortos, não estão encaixando de maneira correta, a articulação fica desequilibrada e isso pode acabar se estendendo por toda a coluna, influenciado a postura do paciente.
Se você se encaixa em algum desses casos, marque uma avaliação para um diagnóstico mais preciso, e se for de origem odontológica, há vários tipos de tratamento que podem lhe ajudar.