Na manhã dessa última sexta-feira (19), a redação do Portal da Cidade Umuarama recebeu o registro em vídeo (veja aqui) de uma sucuri que teria sido encontrada em uma represa que fica em Tapejara (a 53 quilômetros de Umuarama).
O vídeo foi enviado por Alessandra dos Santos Rigueira. Ela afirma que a imagem foi registrada na última quarta-feira (17) próximo ao Rio Jacaré, nas dependências da Fazenda Santo Antônio. “Trabalhadores de uma usina flagraram a cobra enquanto captavam água em uma represa”, revelou.
O vídeo por sua vez foi enviado para Alessandra por sua tia, Roseli Lopes Dias, que trabalha na usina que beneficia cana-de-açúcar e tem sua sede em Tapejara. “O vídeo ganhou destaque nos grupos de mensagens instantâneas de trabalhadores da empresa e minha tia me enviou”, destacou.
Ainda conforme Alessandra, não se sabe se é a mesma cobra, mas muitos pescadores alegam ter visto réptil de mesmo porte no Rio Jacaré. “No caso dessa da imagem, o registro foi feito por trabalhadores que retiravam água de represa para abastecer caminhões-pipas da usina”, concluiu.
A redação do Portal da Cidade Umuarama entrou em contato com a assessoria de comunicação da usina de cana-de-açúcar para saber se o vídeo realmente foi gravado por trabalhadores da empresa, porém, ela informou que desconhece o fato e que seria necessário averiguar a origem da disseminação do vídeo em possíveis grupos de mensagens instantâneas de trabalhadores da usina.
SUCURI
Essas espécies de cobras não possuem veneno e matam suas presas por constrição, ou seja, enrolam-se na vítima e exercem uma grande pressão que provoca asfixia. As sucuris vivem grande parte do tempo na água de rios e lagos (hábito semiaquático) e alimentam-se dos mais variados tipos de animais, tais como peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Fonte: Portal da Cidade Umuarama