No dia 27 de janeiro foi realizado no auditório da 13ª Regional de Saúde em Cianorte, com os Municípios de Rondon e Cidade Gaúcha, Oficina sobre o novo financiamento da atenção primária. Participaram do evento a secretária de saúde Giselma Andreazzi Giuliangelli e a equipe técnica da secretaria de saúde de Rondon.
A oficina foi conduzida pela chefe da Divisão de Atenção Primária da 13ª regional de saúde Renata Nagao, com o apoio da psicóloga Thaise Rosseli Moreira Dantas e a apoiadora do Cosems-Pr (conselho de secretarias municipais de saúde do Paraná) Marcia Ricardo.
O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os Municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: Capitação ponderada, Pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas, tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da atenção primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem a responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
Durante a oficina foram analisados os indicadores de saúde do Município e as estratégias que podem ser utilizadas para otimizar os recursos para melhor atender a população.
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Rondon