Redes de 4G já estão em 5.016 municípios

A cobertura do 4G no Brasil cresceu 8,8% em 12 meses e está em 5.016 municípios brasileiros, onde moram 97,8% da população nacional. De acordo com levantamento da Conexis Brasil Digital, de setembro de 2019 a agosto de 2020, 407 novos municípios receberam as redes de 4G, ampliando a conectividade no País.

No mesmo período foram ativados 15,7 milhões de novos chips 4G, somando um total de 163,5 milhões chips de quarta geração em todo o Brasil. Somente no mês de agosto foram ativados 2,1 milhões de novos chips 4G, o que representa a adição de 30 novos chips por minuto.

“A conectividade tem se mostrado essencial para o dia a dia das pessoas e a infraestrutura de telecomunicações se expande continuamente para atender a demanda dos brasileiros. Existe ainda uma parcela mais vulnerável da população que não tem acesso aos serviços e para levar a conexão a essas pessoas defendemos a adoção de políticas púbicas, como o uso dos recursos dos fundos setoriais, como o FUST, que já arrecadou R$ 40 bilhões (a valores presente) e nada foi aplicado em projetos que beneficiem o usuário de telecom”, afirmou o presidente executivo da Conexis, Marcos Ferrari.

Em conjunto com as redes de 3G a banda larga móvel já está em todos os municípios brasileiros. O 3G está em 5.227 municípios, onde moram 99,9% da população nacional. No total, o Brasil conta com 200 milhões de acessos à internet pela rede móvel, em 3G e 4G. Considerados os acessos fixos e móveis, o Brasil fechou o mês de agosto com um total de 234,2 milhões de acessos no País. Destes, 34,3 milhões são em banda larga fixa.

SOBRE A CONEXIS

A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

Fonte: Assessoria de Imprensa Conexis