Dicas de como começar uma empresa de limpeza

Preços, produtos e pessoas são os três Ps em que um aspirante a dono de empresa de limpeza deve se concentrar para lançar e desenvolver uma empresa de sucesso.

“Você vai lutar para começar competindo em preço”, diz o consultor de empresas Hugo Frederico. Há uma quantidade significativa de concorrência – dos autônomos que trabalham por 10 ~ 20 reais a hora para as empresas maiores que faturam 22 ou mais. “Depois de suprimentos, pessoal e marketing, sua margem será negativa”, explica ele. “Cobrar uma taxa mais alta é a chave para a sobrevivência”.

Apenas certifique-se de justificar seus preços inflacionados, acrescenta. “Custamos a mais, mas nos concentramos em ser um provedor de alta qualidade que oferece listas de verificação e reservas on-line sob medida.”

O setor é um dos “mais competitivos do planeta”, portanto, é vital destacar-se. “Tenha algo genuíno que o diferencie – você tem conhecimento local ou uma máquina que ninguém mais tem e limpa como nada mais?”

Contratação, treinamento e retenção

Encontrar pessoal talentoso será um grande obstáculo. “As pessoas assumem que é um trabalho fácil, mas é difícil, cansativo e requer muita habilidade e experiência”, diz Frederico. “Você pode receber muitos candidatos, mas muitos não estarão à altura.”

Agora, então, contrata através de um telefone e entrevista em pessoa, seguido de um teste de limpeza. A equipe, então, realiza verificações de referência e produtividade. Mas o consultor adverte contra sempre transmitir candidatos que não estão tecnicamente em risco. “Se eles tiverem a personalidade e o entusiasmo certos, combine-os com um funcionário mais experiente para treinamento nas primeiras semanas.”

Hugo aconselha a cuidar do seu pessoal uma vez que eles estão dentro “Trate-os como cidadãos de primeira classe e não apenas os trabalhadores: aprender os nomes de seus parceiros e filhos, e lembre-se de seus aniversários”, diz ele.

O pagamento adequado é um dado, acrescenta, que também recomenda “fazer o backup” da equipe quando necessário, pois os clientes nem sempre estão certos. “Alguns trabalhos em casas desordenadas podem ser impossíveis”, explica ele. “Lembre-se de que você não é um serviço de libertação” brinca.

Fazer e não fazer

Ana, diretora da BR Cleaning: “Você pode começar com muito pouco – começamos com apenas alguns panos atrás de um Fiat”.

A empresa agora tem uma frota de oito veículos. “Tudo o que você precisa é de uma forte ética de trabalho, alguma experiência de campo, produtos e materiais adequados e de qualidade”.

Hugo Frederico diz ainda para nunca esquecer o dinheiro. “A limpeza é um negócio de margem pequena, em que você é frequentemente pago depois de pagar os seus produtos de limpeza, por isso persiga os clientes para pagamento, faça no cartão, faça um sistema de mensalidades e não tenha medo de interromper o seu serviço se eles não o fizerem.”