Isis Stocco Machado (foto), 23 anos, é a 5ª paranaense a disputar um dos mais conceituados títulos de beleza feminina do planeta. A trajetória de conquistas da bela acadêmica de direito é admirável. Foi Miss Teenager Maringá– Paraná e Brasil em 2009 (BMW Eventos). Conquistou o título de Miss Teenager World 2009, em Guayaquil – no Equador. Em 2013 venceu o Miss Maringa, e o de Miss Paraná (BMW Eventos) e foi a 4ª colocada no tradicional Miss Brasil (versão Universo). No dia 19 de setembro foi coroada Miss Brasil Internacional 2015 em Natal – Rio Grande do Norte.
Isis Stocco Machado chega ao Japão (país sede do concurso) no dia 16 de outubro. Participa de uma agenda até o dia 6 de novembro – data que será conhecida a Miss Internacional 2015.
O concurso Miss Internacional foi criado em 1960 em Long Beach (Califórnia-EUA), que sediou o evento até 1967. A primeira eleição ocorreu no dia 12 de agosto, com 52 participantes de várias localidades do planeta. A vencedora foi Maria Stella Márquez Zawadzky – da Colômbia.
Em 1968 – 1969 e 1970 foram sediados no Japão durante a Expo 70. Em 1971 e 1972 o concurso novamente foi realizado em Long Beach. Os anos seguintes a competição passou definitivamente para o Japão.
As candidatas que participam da competição tendem a ser “Embaixadoras da Beleza e da Paz”, demonstrando várias qualidades naturais, nas quais se destacam: ternura, benevolência, amizade, beleza, inteligência, habilidade para tomar decisões e uma das mais importantes: sensibilidade para lidar com diversidades culturais. O objetivo do concurso é promover a paz mundial, boa vontade e a compreensão entre os povos.
Somente uma única vez o Brasil conquistou esse título. Foi em 1968: Maria da Glória Carvalho – que representou a Guanabara no tradicional Miss Brasil realizado naquele ano. A segunda colocação no nacional lhe garantiu representar o país na cidade de Tóquio (Japão). O conhecimento da língua japonesa a favoreceu na conquista do título.
PARANÁ – Tânia Mara Franco de Souza também foi segunda colocada no Miss Brasil de 1963. A bela jovem nasceu em Ponta Grossa, mas morava na época em Guarapuava. Ela foi vice de Ieda Maria Vargas – que venceu o Miss Universo. Tânia Mara disputou então o Miss Internacional realizado em Long Beach (Califórnia-EUA), sendo uma das semifinalistas.
Outra paranaense quase conquistou o título Miss Internacional em 1981: Taiomara do Rocio Borchardt. Ela participou em Kobe (Japão) com outras 41 candidatas. Venceu o título de Miss Elegância – em acirrada disputa realizada na cidade de Kyoto, no dia 4 de setembro. A primeira Miss Brasil Internacional eleita fora do concurso conhecido como tradicional ficou em 2º. lugar, disputa vencida pela australiana Jenny Annet Dereck.
Em 1990 – Ivana Carla Hubsch – venceu um concurso promovido pelo clube santista Ilha Porchat. Ela foi a terceira paranaense a disputar o título de Miss Internacional. Ivana Carla concorreu com outras 49 candidatas no Internacional, evento realizado em 16 setembro, no Flower Expo de Osaka – Japão.
A atriz Grazi Massafera ficou com a 3ª colocação quando participou em 2004 do tradicional Miss Brasil. O Miss Internacional realizado no dia 16 de outubro – em Beijing, na China, reuniu 58 candidatas.
A maringaense Isis Stocco Machado recebe total assessoria da BMW Eventos – empresa que há 24 anos atua no segmento e tem conquistado vários títulos internacionais para o Brasil.
Texto e foto: BMW Eventos
Seja o primeiro a comentar