Quem passa pela avenida Goiás, na região central, logo repara numa fachada amarela de uma loja. É um painel de 14 metros de comprimento por 4m80 de altura, feito pelo artista e grafiteiro maringaense Renê Meyring (foto), 35 anos. Ele levou quatro dias para pintar a fachada do estabelecimento e também parte da parede interna.
A oportunidade do serviço artístico em Cianorte foi desdobramento de um outro trabalho que o artista fez em Maringá para a irmã da empresária local.
O painel tem fundo amarelo e temas ligados à natureza com figuras geométricas coloridas. “As pessoas tem desinformação sobre esse tipo de arte”, comenta Renê Meyring sobre o preconceito e aceitação em relação à técnica e estilo do grafiti. “Mas, quando eles veem o resultado do meu trabalho, a diferença fica nítida”.
Renê Meyring tem o privilégio de aliar sua arte com a parte comercial. O que lhe dá sustentação … e sustento. Paralelamente aos painéis para lojas e empresas, ele pinta quadros e participa de editais públicos culturais para exposições.
Outro trabalho que ele deve realizar em breve é a grafitar um ônibus da cultura. Oportunidade conseguida na participação de edital. E ele tem planejado uma exposição para percorrer outras cidades também.
ORIGEM – Meyring começou a grafitar aos 17 anos. Ele fazia desenhos em casa e um dia saiu com amigos para grafitar pelas ruas maringaenses. Da brincadeira politicamente incorreta e mal feita, ele fez curso em São Paulo e tornou isso sua profissão.
Inclusive dando oficinas ensinando essa arte feita com latas de spray para outras pessoas. Confira mais obras de Renê Meyring em sua página no Facebook: @rene.meyring.9
Texto e foto: Andye Iore
Seja o primeiro a comentar