Estado condecora 81 personalidades com a Ordem do Pinheiro

O Governo do Paraná condecorou nesta quarta-feira (19) 81 personalidades com a Ordem Estadual do Pinheiro. A cerimônia foi realizada no Palácio Iguaçu e presidida pela governadora Cida Borghetti, que afirmou que os homenageados representam o espírito de persistência e trabalho.

Convoco-os a continuar a transmitir aos nossos jovens o conhecimento que acumularam, a experiência que é única e, acima de tudo, a ética que vocês preservaram”, afirmou a governadora em seu pronunciamento.

Foram homenageados com a mais alta honraria do Estado do Paraná empresários, artistas, escritores, servidores públicos lideranças religiosas, médicos, lideranças políticas, expoentes dos esportes, do Poder Judiciário e profissionais de diversas áreas.

A outorga da Ordem do Pinheiro marca os 165 anos da Emancipação Política do Paraná, comemorados em 19 de Dezembro. Criada em 1972, pelo então governador Pedro Viriato Parigot de Souza, a comenda é o reconhecimento a mulheres e homens que fazem a diferença no Estado.

As pessoas condecoradas são indicadas pela sociedade civil, passam por uma comissão do Governo do Estado e têm seus nomes formalizados por decreto. Falando em nome de todos os homenageados, o deputado estadual Pedro Lupion agradeceu a honraria.

É uma honra muito grande receber a maior honraria do Estado, justamente no dia 19 de dezembro. É concedida para poucos e para aqueles que deram contribuição ao Estado. É uma oportunidade de homenagear aqueles que têm prestado serviço e são exemplo para o país e mundo afora e que, sem dúvida, devem ser valorizados.”, disse Lupion.

REFERÊNCIA

A governadora afirmou que as personalidades homenageadas são referências, assim como o Paraná, que hoje é modelo nacional em questões econômicas, sociais e de gestão pública. “O diferencial que nos levou a este estágio foi o diálogo aberto e transparente com todos os setores, na busca do ponto de equilíbrio, do ideal para o conjunto da sociedade”, disse.

HOMENAGEADOS

Vários homenageados comentaram a deferência concedida pelo Estado.

Lenice Bodstein, desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná – “Me sinto especialmente acarinhada pelo Estado do Paraná com essa delicadeza e gentileza. É o reconhecimento de que o trabalho feito para combater a violência doméstica contra as mulheres é realmente importante para a administração pública”. No TJ, a desembargadora responde pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica.

José Alberto Alderete Rodríguez, diretor-geral paraguaio da Itaipu Binacional – “Para mim é uma grande honra receber essa condecoração. Me sinto muito feliz”. Em seu país, foi senador e ministro de obras públicas e comunicação.

João Pedro Gebran Neto, Desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região – “Me sinto honrado. Sou curitibano, paranaense e o fato de o Governo estar homenageando seus cidadãos é motivo de muita alegria. Uma honra estar ao lado desses grandes paranaenses e uma alegria ver o reconhecimento do trabalho”.

Claudia Silvano, diretora-geral do Procon-PR – “É uma emoção que não consigo nem definir. Quando eu soube que receberia a comenda, me deu até vontade de chorar, pois é o reconhecimento do meu trabalho e da equipe que está comigo em prol da defesa do consumidor. A maior expressão de amor para mim é quando alguém reconhece isso. Me motiva ainda a continuar”.

Paulo Roberto Broffman, presidente da Fundação Araucária – “Essa honraria engrandece muito e confirma que a gente deve se dedicar ainda mais ao nosso Paraná. Hoje recebo essa condecoração, mas a honra é nossa de pertencer e trabalhar para o Governo do Estado”.

Osmar Terra, médico, deputado federal, autor da lei do Marco Legal da Primeira Infância, ex-ministro do Desenvolvimento Social – “Tenho orgulho de receber essa honraria da governadora Cida Borghetti, que fez muito pela primeira infância. Ela conseguiu um feito inédito de aprovar a lei que deu origem ao Marco da Primeira Infância por unanimidade. Ela tem amor, sensibilidade e fez muito pelo país e pelo Paraná”.

Padre José Aparecido Pinto, diretor-geral da mantenedora do Asilo São Vicente de Paulo – “É uma grande honra receber essa homenagem, que é o reconhecimento do trabalho feito na liderança da nossa Igreja Católica e também junto às obras sociais”.

Adriano Rocha Lago, superintendente do Hospital Erasto Gaertner – “Receber essa comenda do Governo do Estado é uma alegria imensa e um reconhecimento ao nosso trabalho. Nos deixa mais fortes para começar o ano e batalhar ainda mais. Estou muito feliz mesmo”.

José Augusto Araújo de Noronha, presidente da OAB/PR – “Quando o Governo do Estado reconhece nosso trabalho, nos dando sua mais alta honraria, é motivo de muita emoção e gratidão. Tenho orgulho do Paraná, que na minha opinião é o melhor Estado do Brasil, e nós paranaenses temos que enaltecer as pessoas e coisas boas daqui, e uma delas é o nosso povo”.

Coronel Audilene Dias Rocha, comandante-geral da Polícia Militar do Paraná – “Me sinto honrada, é um privilegio. O meu trabalho está sendo reconhecido, assim como o da Polícia Militar do Paraná. Quando você é homenageada como comandante-geral, a sua instituição também leva o mérito. Portanto, fico muito feliz por estamos sendo condecorados no dia de hoje”.

Rui Fernando Pilotto, médico, doutor em genética e professor da UFPR. – “Ao longo de toda minha vida me dediquei à universidade e ao trabalho junto à comunidade sem esperar nada em troca. Receber essa comenda significa o reconhecimento de tudo o que venho realizando na parte profissional. Por isso, hoje estou muito feliz”. Pilotto também é reconhecido pela dedicação ao trabalho voluntário.

Zagonel Santos, servidor público desde 1968 – “É uma honra receber essa honraria no meio de tanta gente importante, como senadores e militares. É um reconhecimento aos mais de 55 anos servindo o Estado, sem faltar um único dia. Queria agradecer à governadora por dar essa oportunidade aos servidores. Estou muito honrado, sentindo algo que nunca senti antes”.

Yoshiaki Yamaguchi, nascido no Japão, desde 1981 trabalhou como garçom no Palácio Iguaçu – “Não esperava receber a homenagem, vi tantas acontecerem mas nunca pensei que eu como funcionário a receberia. Sou muito grato à governadora”.

Leonice Tristão da Silva Lopes, professora do Ensino Básico da Secretaria de Educação do Paraná desde 1978 – “Estou surpresa e muito feliz. Jamais imaginaria isso. Professor é tão desacreditado e não se dá valor, mas hoje me senti realmente digna por essa profissão que amo tanto”.

Confira AQUI todos os homenageados de 2018.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná