Cianorte promove roda de conversa sobre assédio no serviço público

Evento debate consequências psicológicas e mecanismos de combate ao assédio moral e sexual entre servidores.

Na manhã desta quarta-feira (11), servidores da Prefeitura de Cianorte participaram da roda de conversa “Psi, isso é legal?”, realizada no auditório da Educação. A iniciativa, promovida pela Procuradoria Jurídica do Município, abordou os impactos do assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, além de apresentar instrumentos de prevenção e combate a essas práticas no serviço público municipal.

O evento contou com a participação dos psicólogos Camilla Yae Sugayama Ardenghi e Lucas Braibante Tomé Silva, que detalharam os diferentes tipos de assédio com base na Lei Complementar Municipal nº 195, de 26 de agosto de 2022. Durante a explanação, foram destacados os reflexos psicológicos nas vítimas, como estresse, desmotivação, transtornos mentais e até o aumento no consumo de álcool e drogas.

Além disso, foram apresentados os canais disponíveis para denúncias e os membros da Comissão Processante Permanente, vinculada à Secretaria Municipal de Administração, responsáveis pela análise e condução de processos administrativos disciplinares relacionados a casos de assédio.

“É fundamental que nossos servidores se sintam seguros para denunciar situações de assédio. Esse evento faz parte de um ciclo de ações iniciado em 2021, cujo objetivo é informar, conscientizar e prevenir esse crime em qualquer forma”, destacou a procuradora jurídica, Dra. Clarissa Paranzini Lago.

Distribuição de materiais e esclarecimento de dúvidas
A ação também incluiu a entrega de materiais informativos sobre o tema e um momento para os servidores tirarem dúvidas, fortalecendo o diálogo entre a administração pública e os funcionários.

Engaje-se!
O que você achou da iniciativa da Prefeitura de Cianorte? Deixe seu comentário e compartilhe esta matéria nas redes sociais para que mais pessoas conheçam seus direitos e formas de combate ao assédio no ambiente de trabalho.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social.