SÁBADO É DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE

A tradicional Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, iniciada em 27 de abril, tem ponto alto neste sábado (08), com o Dia D. Todas as Unidades Básicas de Saúde do Município, inclusive dos distritos de São Lourenço e Vidigal, aplicarão as doses, das 8h às 17h, em crianças com idade de um ano a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Para receber a vacina, basta comparecer à UBS mais próxima da residência e apresentar a carteirinha do SUS e a caderneta de vacinação.

“A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, que afeta o sistema nervoso e causa paralisia transitória ou permanente. A única forma de combatê-la e evitar sua reintrodução no Brasil é através da vacinação. Por isso, orientamos os pais ou responsáveis para que levem as crianças para se imunizarem e não esqueçam da carteirinha de vacinação, pois ali estão todas as informações para o controle de dosagens ao longo da vida”, destaca a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Tania Mara de Almeida. A campanha segue até 14 de junho.

Graças à vacinação, a pólio foi eliminada das Américas em 1994, sendo a primeira região do mundo a alcançar esse resultado. Porém, essa conquista pode ser perdida se a cobertura vacinal no Brasil não atingir a meta, estabelecida em 95% do público-alvo. Isto porque, devido à baixa adesão, o país recebeu a classificação de alto risco para a reintrodução do poliovírus selvagem pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC), em 2023.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Banner Edplants, Acesse