Paraná cria Dia do Campista Católico no calendário oficial

Lei sancionada por Ratinho Junior estabelece a terça-feira de Carnaval como data oficial de reconhecimento ao movimento campista católico no estado.

O Paraná agora tem oficialmente o Dia do Campista Católico. A lei foi sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e inclui a celebração no Calendário Oficial de Eventos do Estado, com comemoração anual na terça-feira de Carnaval.

A nova legislação tem origem no Projeto de Lei nº 1238/2025, apresentado pelos deputados estaduais Marcio Pacheco (PP) e Cobra Repórter (PSD), com coautoria de Evandro Araújo (PSD). A proposta foi aprovada em turno único pela Assembleia Legislativa do Paraná, por unanimidade, com 39 votos favoráveis.

Segundo o governador Ratinho Junior, a sanção representa um reconhecimento à relevância do movimento campista católico no Paraná e no Brasil. Ele afirmou que o grupo reúne mais de 1 milhão de pessoas dedicadas à evangelização, à fé e também a ações sociais voltadas ao resgate de vidas e ao fortalecimento da comunidade cristã.

Reconhecimento ao movimento campista católico

Campista, o deputado Marcio Pacheco destacou que a proposta também nasce de uma experiência pessoal e familiar. De acordo com ele, os acampamentos católicos têm papel importante na recuperação de famílias, na transformação de histórias e na aproximação das pessoas com Deus.

Para o deputado Cobra Repórter, a criação da data reconhece um movimento que impacta diretamente milhares de pessoas. Ele ressaltou que os acampamentos promovem esperança, fortalecem famílias e ajudam a transformar vidas em várias regiões do estado.

O texto da lei define como campista católico o fiel que participa de acampamentos ou retiros promovidos por organizações, comunidades ou autoridades da Igreja Católica Apostólica Romana. Esses encontros têm como foco a vivência comunitária, a oração, a formação espiritual e o contato com a natureza.

Acampamentos católicos ganham espaço no Paraná

A proposta também reforça a importância dos acampamentos católicos como espaços de ensinamentos bíblicos, convivência comunitária e fortalecimento de valores cristãos. Atualmente, a estimativa é de que mais de 1 milhão de campistas atuem em todo o Brasil.

Representando o coordenador-geral do Movimento Campista, Astromar Braga, o diretor espiritual do movimento, padre Anderson Rosa, destacou que Curitiba sedia anualmente o Encontro Nacional Campista. O evento reúne lideranças, coordenadores de acampamentos e sacerdotes para troca de experiências e apresentação de novas ações.

Segundo ele, o movimento contribui com a Igreja ao promover o restauro das famílias e ao desenvolver trabalho social em parceria com o poder público.

Lideranças religiosas destacam impacto social e espiritual

Frei Amarildo Cupertino Pereira, ministro geral da Congregação dos Frades Menores Missionários (FMM) e representante das arquidioceses de Londrina e Toledo, afirmou que os acampamentos têm papel relevante no restauro de famílias, jovens e comunidades inteiras.

Para ele, a criação do Dia do Campista Católico marca um momento importante para a evangelização e para o fortalecimento da sociedade. A avaliação é de que o reconhecimento oficial valoriza o trabalho já realizado pelo movimento em diversas cidades do Paraná.

Autoridades participaram da sanção

Além do governador Ratinho Junior e do deputado Marcio Pacheco, participaram do evento o vice-governador Darci Piana; os deputados Cobra Repórter e Evandro Araújo; frei Amarildo Cupertino Pereira; padre Anderson Rosa, da coordenação do Movimento Campista de Curitiba; frei Fabio Junior de Deus, da Paróquia São Francisco de Ponta Grossa; o casal Andressa e Alessandro Pontes; as irmãs Madrilena de Jesus e Francisca de Jesus; Clauane Alves Kovaltchuk; e Marcelo Douglas Marques.

A oficialização da data amplia o reconhecimento institucional ao movimento campista católico no Paraná e reforça a presença da iniciativa em ações de evangelização, formação espiritual e trabalho social.

Fonte: Assessoria Parlamentar.