Participe do futuro de Cianorte: consultas públicas do PPA 2026-2029 começam em junho

Reuniões nos bairros e formulário online garantem espaço para sugestões da população

A Prefeitura de Cianorte convida a população a participar ativamente da construção do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029, um dos principais instrumentos de planejamento da administração municipal. A iniciativa, conduzida pela Assessoria de Planejamento, inclui uma série de consultas públicas presenciais entre os dias 17 de junho e 22 de julho, com encontros nos bairros, além de participação digital.

O PPA definirá as metas, diretrizes e investimentos prioritários para os próximos quatro anos, orientando a elaboração das Leis Orçamentárias Anuais (LOA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Segundo a assessora de Planejamento, Anamaria Alves dos Santos, a contribuição da comunidade é essencial para garantir que os recursos públicos sejam aplicados conforme as reais necessidades locais.

“As áreas de saúde, educação, infraestrutura, meio ambiente, assistência social, cultura e esportes dependem diretamente das decisões tomadas agora. Ao ouvir os moradores, temos a chance de formular políticas públicas mais justas, eficazes e representativas”, destaca Anamaria.

Além das reuniões, os cidadãos podem registrar suas opiniões e sugestões por meio do formulário online, disponível no banner rotativo do site oficial da prefeitura (www.cianorte.pr.gov.br) ou diretamente neste link: Formulário de Participação Pública.

Cronograma das reuniões presenciais do PPA 2026–2029:

  • 17/06 (terça-feira) – 19h
    Rua Aquidauana, 978, Vila Sete
    Bairros atendidos: Ovídio Franzoni, Marselha, Ilha Bela, Alvorada, Sol Nascente e Vila Nova.
  • 25/06 (quarta-feira) – 19h
    Rua do Farmacêutico, 560, Jardim Universidade
    Bairros atendidos: Universidade, Atlântico, Ilha do Mel, Parque das Nações e Parque do Bosque.
  • 26/06 (quinta-feira) – 19h
    Rua Antonio Lino dos Reis, 134, Conjunto Pedro Moreira
    Bairros atendidos: Aeroporto, Pedro Moreira, Cianorte, Cidade Alta, Bela Vista, Asa Branca e Primavera.
  • 02/07 (quarta-feira) – 19h
    Avenida Gastão Vidigal, 10 – Subprefeitura
    Bairros atendidos: Vidigal e Vila Rural Nossa Terra.
  • 08/07 (terça-feira) – 19h
    Rua Fritália, 105, Jardim Beatriz Guimarães
    Bairros atendidos: Beatriz Guimarães, Sagrada Família, América, Hilda Stevanato e Arcésio Guimarães.
  • 15/07 (terça-feira) – 19h
    Rua Leonel Bongiorno, s/n, Jardim Cassidori
    Bairros atendidos: Cassidori, Paraíso, Belas Artes, Mari e Bem Viver.
  • 17/07 (quinta-feira) – 19h
    Rua Takashi Nishiyama, 100, Jardim Santa Felicidade
    Bairros atendidos: Aquiles Comar, Santa Felicidade e Morada do Sol.
  • 22/07 (terça-feira) – 19h
    Avenida Paraná, 90 – Subprefeitura de São Lourenço
    Bairros atendidos: São Lourenço e Vila Rural Amanhecer.

Por que participar?

Ao contribuir com ideias e apontar as demandas de seu bairro, o cidadão influencia diretamente o rumo dos investimentos municipais. O PPA é a base para decisões estratégicas que impactam o cotidiano de todos. Essa é a chance de transformar opiniões em ações concretas, em benefício de toda a cidade.


Quer saber mais sobre o PPA ou ver outras notícias da Prefeitura? Acesse nossa seção de notícias locais e fique por dentro das ações da administração municipal.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social