
Campanha quer imunizar mais de 32 mil moradores dos grupos prioritários
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terá início nesta terça-feira, 1º de abril, em Cianorte. As doses estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. A exceção é a UBS Lauro Goerll, no Cianortinho, que atenderá em horário estendido até as 20h, nas terças e quintas-feiras.
O município espera vacinar 32.835 pessoas pertencentes aos grupos prioritários. Entre eles estão: crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas ou deficiência permanente, professores, profissionais da saúde, trabalhadores dos Correios, transporte coletivo, portos, forças armadas, de segurança e salvamento, caminhoneiros, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade e seus funcionários, jovens em medidas socioeducativas, além de povos indígenas e quilombolas.
Segundo a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Tania Mara de Almeida, o momento é crucial para se proteger. “A vacina é um escudo protetor contra a doença, especialmente agora, no começo do outono, quando o vírus começa a circular com mais intensidade. Não deixe de se proteger e proteger seus entes queridos”, enfatiza.
Para se vacinar, é necessário comparecer à UBS mais próxima com documento com foto, CPF, comprovante de pertencimento ao grupo prioritário, carteirinha do SUS e caderneta de vacinação. O Dia D de mobilização nacional está marcado para 10 de maio.
A campanha é uma das principais estratégias de prevenção contra surtos de Influenza, e visa reduzir complicações, internações e mortes causadas pelo vírus.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social