Alison dos Santos vence novamente em Kingston, agora nos 400m rasos

Brasileiro soma segunda vitória seguida no Grand Slam Track e lidera grupo com 24 pontos

Um dia após triunfar nos 400 metros com barreiras, o brasileiro Alison dos Santos, conhecido como Piu, voltou a brilhar no Grand Slam Track, em Kingston, na Jamaica. Neste domingo (6), ele venceu também os 400 metros rasos — prova que não é sua especialidade — com o tempo de 45s52, superando os norte-americanos Chris Robinson (45s54) e Caleb Dean (45s68).

A prova foi marcada por um início estratégico. Piu largou de forma controlada, se mantendo em terceiro lugar até a reta final, quando acelerou e garantiu a vitória. “O vento estava muito forte, mas vim, fiz o meu trabalho e conquistei o prêmio. Quando virei os 200 metros, vi que estava atrás e pensei que só não poderia perder para o Clarke”, afirmou o atleta.

Essa foi a primeira vez que Alison disputou os 400 metros rasos desde abril de 2024, quando correu no Florida Relays com o tempo de 45s25. A vitória mais recente soma-se ao título conquistado na sexta-feira (4), nos 400 metros com barreiras, sua principal especialidade. Com os dois triunfos em Kingston, ele totaliza 24 pontos e lidera seu grupo de provas no torneio.

Além da liderança, Piu também recebeu o prêmio de US$ 100 mil (cerca de R$ 584 mil) por vencer as duas provas consecutivas.

O Grand Slam Track é uma nova série internacional de atletismo organizada por Michael Johnson, quatro vezes campeão olímpico. A competição inclui seis grupos de provas e conta com a participação de grandes nomes do esporte. Cada grupo é composto por oito atletas — quatro titulares e quatro convidados — que competem ao longo de 96 provas divididas em quatro etapas.

Depois da etapa jamaicana, o circuito segue para os Estados Unidos, com eventos programados para:

  • Miami: 2 a 4 de maio
  • Filadélfia: 30 de maio a 1º de junho
  • Los Angeles: 27 a 29 de junho

As provas abrangem diversas categorias de corrida, como velocidade curta (100m e 200m), barreiras curtas, velocidade longa, barreiras longas, meio-fundo e fundo.

Quer receber mais notícias como essa?
Compartilhe esta matéria e siga nossas redes sociais para não perder nenhuma atualização sobre o atletismo mundial.

Fonte: Agência Brasi.