
Campanha atenderá grupos prioritários nas UBSs; Dia D será em 10 de maio
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa na próxima terça-feira, 1º de abril, em Cianorte. A mobilização tem como foco os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, contemplando um total de 32.835 cianortenses.
Devem se vacinar crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas ou deficiência permanente, professores, trabalhadores da saúde, dos Correios, do transporte coletivo, portuários, militares e agentes das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, jovens em medidas socioeducativas, além de povos indígenas e quilombolas.
Locais e horários de vacinação
As doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cianorte, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. A exceção é a UBS Lauro Goerll, no bairro Cianortinho, que funcionará em horário estendido até as 20h, nas terças e quintas-feiras.
Segundo a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Tania Mara de Almeida, a vacinação é essencial para evitar complicações graves. “As pessoas dos grupos prioritários têm um risco aumentado de complicações e até mesmo morte em decorrência da gripe. Por isso, devem receber o imunizante e se proteger o quanto antes”, alerta.
Documentos necessários
Para se vacinar, é preciso comparecer à UBS mais próxima da residência com um documento pessoal com foto, CPF, carteirinha do SUS, caderneta de vacinação e um comprovante que comprove pertencer ao grupo prioritário.
Mobilização nacional: Dia D será em maio
O Dia D da vacinação está previsto para o dia 10 de maio, quando todas as unidades de saúde devem estar mobilizadas para ampliar o alcance da campanha e garantir a imunização de quem ainda não recebeu a dose.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Cianorte