UTI do Hospital da Criança de Maringá atinge 80% de ocupação no 1º mês

Nova ala se consolida como referência em cuidados intensivos pediátricos na região

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança de Maringá completou um mês de funcionamento nesta sexta-feira (21), com uma média de 80% de taxa de ocupação. A nova estrutura, voltada exclusivamente para crianças e adolescentes de até 16 anos, já se destaca como um marco no atendimento de média e alta complexidade pediátrica no município e região.

Com 10 leitos equipados com tecnologia de ponta, a UTI oferece um ambiente seguro e eficiente para o tratamento intensivo infantil. O espaço conta com ventiladores pulmonares, monitores multiparâmetros e aparelhos de raio-X. A equipe multidisciplinar é formada por 14 médicos intensivistas, além de enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais, garantindo um cuidado completo e humanizado.

A inauguração, antecipada em 45 dias, foi viabilizada por meio de uma parceria entre Prefeitura de Maringá, Governo do Paraná, Governo Federal e Liga Álvaro Bahia. “Saúde infantil é prioridade. Os pais sofrem quando precisam se deslocar com seus filhos para outros municípios em busca de tratamento especializado”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Antonio Carlos Nardi.

Com 24,2 mil m² de área construída, o Hospital da Criança é um dos maiores complexos hospitalares pediátricos do Brasil. A estrutura atual inclui 61 leitos de internação, três salas de cirurgia, 23 consultórios e o Hospital Dia, voltado para cirurgias de baixa complexidade. Quando estiver em pleno funcionamento, a unidade terá capacidade para 148 leitos de internação e 40 de UTI.

“Agora conseguimos oferecer atendimento de alta complexidade, garantindo mais segurança e qualidade no cuidado às crianças”, destacou Déa Márcia, diretora-geral do hospital. Ela também elogiou o comprometimento da equipe no acolhimento aos pacientes e famílias.

A mãe da primeira paciente atendida e liberada pela UTI, Graciele Da Mata, emocionou-se ao agradecer o atendimento. “Com todo o meu coração, quero expressar minha profunda gratidão a toda a equipe. Vocês não apenas cumprem uma missão, mas tocam vidas, trazendo conforto e esperança nos momentos mais desafiadores.”

Fonte: ASCOM HCM