Leite de soja é aliado da saúde e bem-estar em Cianorte

Projeto municipal produz e distribui bebida vegetal gratuitamente para públicos com necessidades nutricionais especiais

O projeto Cianorte Mais Saudável, parte do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, destacou neste mês os benefícios do leite de soja. A iniciativa busca orientar a população sobre escolhas alimentares mais conscientes, promovendo saúde e inclusão nutricional. Produzido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o leite vegetal é distribuído gratuitamente para crianças com intolerância à lactose, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social, mediante prescrição médica.

A produção é feita com tecnologia simples, mas de grande impacto: cada quilo de soja gera até 10 litros de leite vegetal, que passa por saborização, pasteurização, ensacamento e refrigeração. Com uma média mensal de 2.500 litros, a bebida chega a cerca de 340 pessoas cadastradas. Rica em proteínas, aminoácidos, vitaminas, minerais e fitonutrientes, a bebida é uma alternativa nutritiva ao leite de origem animal.

A fabricação é realizada com a chamada “vaca mecânica” e a distribuição ocorre nos dois CRAS de Cianorte (CRAS I e II) e nas Unidades de Atendimento dos distritos de Vidigal e São Lourenço. A entrega semanal do leite visa prevenir deficiências nutricionais e combater a desnutrição, especialmente entre o público infantil e idosos.

Para garantir a aceitação do leite de soja, a Secretaria adiciona essências de sabores como morango, uva, coco, baunilha e banana. A medida tem como objetivo tornar a bebida mais atrativa, especialmente para as crianças, incentivando o consumo regular dentro de um prazo de validade de até sete dias.

Os interessados em receber o benefício devem procurar o CRAS mais próximo de sua residência, levando documentos pessoais e comprovante de endereço para se inscrever no CadÚnico e passar por entrevista com a equipe técnica. Os atendimentos ocorrem no CRAS I (Praça Olímpica Marcos Danilo Padilha, 236 – Zona 04), CRAS II (Rua Capixingui, 75 – Cianortinho), ou nas unidades dos distritos: São Lourenço (Rua Tico-Tico, 195) e Vidigal (Avenida Gastão Vidigal, 10).

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social