Prefeito de BH, Fuad Noman, é internado com insuficiência respiratória aguda

Gestor está na UTI do Hospital Mater Dei; saúde debilitada gera preocupações desde 2024

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, foi internado nesta sexta-feira (3) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei, devido a um quadro de insuficiência respiratória aguda. De acordo com o boletim médico, ele está recebendo assistência ventilatória e será submetido a exames para avaliar a gravidade da situação.

Fuad Noman, que assumiu o comando da capital mineira em março de 2022 e foi reeleito em 2024, enfrenta problemas de saúde recorrentes desde o ano passado. Em julho de 2024, ele foi diagnosticado com linfoma não Hodgkin (LNH), um câncer que afeta o sistema linfático. Apesar do diagnóstico, manteve sua campanha eleitoral e afirmou em outubro que havia concluído o tratamento, com remissão total da doença.

Histórico de internações preocupa

Desde novembro de 2024, Fuad já foi hospitalizado quatro vezes, enfrentando complicações como dores nas pernas, pneumonia e desidratação. A atual internação ocorre poucos dias após ele tomar posse, em 1º de janeiro, em uma cerimônia virtual devido às limitações impostas por sua saúde. Durante o discurso por vídeo, o prefeito apresentou sinais de fragilidade, falando com dificuldade.

Carreira política marcada por desafios

Fuad Noman foi eleito vice-prefeito de Belo Horizonte em 2020 e assumiu o cargo principal em 2022 após a renúncia de Alexandre Kalil, que decidiu disputar o governo de Minas Gerais. No ano passado, Noman venceu o segundo turno das eleições contra o deputado estadual Bruno Engler (PL), com 53,73% dos votos válidos, garantindo sua permanência na administração da capital mineira.

Mesmo com as adversidades de saúde, o prefeito se manteve ativo. Pouco antes da internação, suas redes sociais anunciaram o rateio de verbas do Fundeb para valorização dos profissionais da educação.

Situação em andamento

Ainda não há informações detalhadas sobre a evolução do quadro clínico do prefeito. A equipe médica segue monitorando sua condição, enquanto a população de Belo Horizonte acompanha com apreensão o estado de saúde do gestor.

Fonte: Agência Brasil, Hospital Mater Dei.