
Campanha visa evitar desperdício de 11 mil doses com vencimento em janeiro.
A partir desta quinta-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro começou a disponibilizar a vacina antimeningocócica ACWY para todos os profissionais de saúde da cidade. A medida aproveita as 11 mil doses remanescentes do imunizante, que possuem validade até o final de janeiro de 2025.
A vacina ACWY protege contra quatro sorotipos da meningite bacteriana (A, C, W e Y) e, geralmente, é indicada para crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, além de pessoas vivendo com HIV e transplantados. No entanto, a inclusão dos profissionais de saúde nesta etapa foi decidida de forma excepcional, considerando a dificuldade de acesso ao imunizante e a proximidade do vencimento.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, esta é uma oportunidade única para que os profissionais de saúde se protejam contra a doença. “Esta é uma vacina de muito difícil acesso, então, o momento de vacinar é agora”, destacou Soranz.
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro, e pode ser causada por vírus, fungos ou bactérias. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, rigidez no pescoço, vômitos, manchas na pele e convulsões. Por ser uma doença grave de evolução rápida, a vacinação é essencial para prevenção.
Os profissionais de saúde podem se vacinar em uma das 239 unidades de Atenção Primária da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, enquanto durarem os estoques.
Convite ao leitor
Já garantiu sua imunização? Compartilhe esta informação com colegas e amigos, e acompanhe mais notícias sobre saúde em nossas redes sociais!
Fonte: Agência Brasil