Inmet alerta para áreas de instabilidade que podem gerar rajadas de vento acima de 60 km/h no sul e leste do Rio Grande do Sul.
A Região Sul do Brasil deve enfrentar tempestades nos próximos dias, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Entre esta sexta-feira (13) e domingo (15), áreas de instabilidade poderão provocar ventos fortes, pancadas de chuva e possibilidade de granizo.
A formação dessas tempestades está associada ao calor, alta umidade e perturbações no fluxo dos ventos em altos níveis da atmosfera. Esses fatores, combinados, resultaram em uma ampla área de baixa pressão atmosférica que, dependendo de sua intensificação, pode dar origem a um ciclone extratropical próximo à costa do Rio Grande do Sul.
As regiões mais impactadas devem ser o sul e leste gaúcho, onde estão previstas rajadas de vento acima de 60 km/h e chuvas intensas. Na segunda-feira (16), o sistema de baixa pressão deve se deslocar para o alto-mar, reduzindo os riscos de tempestades.
Novo sistema de alertas em operação
O Inmet reforça a importância de acompanhar os avisos meteorológicos e recomenda que os moradores fiquem atentos aos comunicados das defesas civis locais. Recentemente, foi implementado o “Defesa Civil Alerta”, um sistema que utiliza a rede de telefonia celular para enviar alertas gratuitos à população em áreas de risco.
Por meio de mensagens de texto e avisos sonoros, o sistema notifica automaticamente pessoas em locais com cobertura de redes 4G ou 5G sobre perigos iminentes, como chuvas de granizo, vendavais, alagamentos, deslizamentos e enxurradas.
Como o sistema funciona:
- Os alertas são enviados diretamente aos celulares em áreas de risco, sem a necessidade de cadastro prévio.
- Para desastres de grande perigo, o “Defesa Civil Alerta” complementa os outros mecanismos de aviso, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp e Google.
- O sistema foi projetado para reforçar a proteção da população e a resposta em situações de risco extremo.
Recomendações à população
- Evite áreas de risco, como encostas e regiões sujeitas a alagamentos.
- Em caso de ventos fortes, mantenha-se afastado de árvores e estruturas que possam desabar.
- Fique atento às atualizações meteorológicas e siga as orientações das autoridades locais.
Convite ao leitor:
Quer saber mais sobre as condições do tempo e medidas de proteção? Compartilhe esta matéria e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
Fonte: Agência Brasil.