Plano de investimentos até 2027 inclui infraestrutura, acessibilidade e trilhas, com destaque para o mirante Cartão Postal.
O Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, receberá um investimento de R$ 75 milhões até 2027 para obras de infraestrutura, conservação e acessibilidade. O plano, anunciado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e pelo ICMBio, inclui melhorias no Corcovado, trilhas e novas atrações, como o mirante de vidro “Cartão Postal” e a trilha “Paineiras-Corcovado”.
O mirante, inaugurado nesta terça-feira (03), oferece uma visão panorâmica da cidade, permitindo contemplar a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Leblon e outros pontos turísticos. O acesso é feito pela Trilha Transcarioca, que conecta seis unidades de conservação ao longo de 180 km.
Melhorias no Corcovado e acessibilidade
O plano prevê obras de contenção de encostas, drenagem e infraestrutura no Corcovado, onde está o Cristo Redentor. Entre março e abril de 2025, terá início o reforço do contraforte do platô do Alto Corcovado. Além disso, será implementado um projeto de acessibilidade com rampas, piso tátil, banheiros adaptados e sinalizações adequadas para pessoas com deficiência (PcD).
“Essas ações equilibram conservação, segurança e desenvolvimento social, atendendo às demandas econômicas e turísticas da região”, destacou Mauro Pires, presidente do ICMBio.
Infraestrutura e conservação ambiental
Os R$ 25 milhões anuais previstos serão destinados a melhorias como modernização de elevadores, escadas rolantes e banheiros, além de projetos de manejo de espécies exóticas, monitoramento de impactos e apoio a pesquisas científicas. Também será realizada a implementação de coleta seletiva e revisão de estruturas, como pilastras do estacionamento.
Turismo sustentável e preservação ambiental
O Parque da Tijuca, que abriga uma das maiores florestas urbanas do mundo, é a unidade de conservação mais visitada do Brasil, recebendo mais de 4 milhões de turistas em 2023. “Conservar e melhorar as condições de uso público da Tijuca é prioridade. Esse projeto serve como exemplo para a restauração de áreas naturais em todo o país”, afirmou João Paulo Capobianco, secretário-executivo do MMA.
Interaja conosco!
Qual sua opinião sobre as novas melhorias no Parque Nacional da Tijuca? Deixe seu comentário e compartilhe com quem ama turismo e natureza!
Fonte: Agência Brasil