
Operação detecta irregularidades em carnes, panetones e outros itens típicos, com multas que podem chegar a R$ 1,5 milhão.
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) identificou que 18 dos 197 produtos analisados para a ceia de Natal apresentavam peso inferior ao indicado na embalagem. A fiscalização, realizada entre 25 de novembro e 6 de dezembro, ocorreu em mercados e padarias de São Paulo e cidades do interior, como Andradina, Araçatuba e Campinas.
Entre os itens avaliados estavam carnes como peru, chester, tender, presunto, lombo, além de pescados, frutas secas e panetones. Em alguns casos, as diferenças eram pequenas, mas outros revelaram prejuízos expressivos. Um frango temperado que deveria pesar 4,1 kg, por exemplo, apresentou 961 g a menos. Já um tender com peso anunciado de 1,4 kg estava 400 g abaixo do indicado.
Multas e penalidades
Dos 25 estabelecimentos fiscalizados, 11 foram autuados e têm um prazo de 10 dias para apresentar defesa. Conforme a Lei Federal 9.933/99, as multas para essas irregularidades podem alcançar até R$ 1,5 milhão.
Comparativo com 2023
No ano passado, a mesma operação encontrou um percentual ainda maior de irregularidades: 14% dos produtos analisados apresentaram peso inferior ao anunciado. Ao todo, 30 itens de 220 fiscalizados estavam em desacordo.
Orientações ao consumidor
O Ipem-SP recomenda que os consumidores fiquem atentos ao peso e informações das embalagens. Para ajudar na escolha de produtos embalados, têxteis e eletrodomésticos, o instituto oferece o Guia Prático de Consumo, disponível para download no site oficial da autarquia.
Fonte: Agência Brasil.