Guilherme Caribé conquista segunda prata no Mundial de Natação em Budapeste

Baiano brilha nos 50m livre e encerra participação brasileira com três medalhas

O nadador baiano Guilherme Caribé brilhou novamente neste domingo (15), ao conquistar a medalha de prata na prova dos 50 metros livre no Mundial de Natação em piscina curta, realizado em Budapeste, na Hungria. Aos 21 anos, Caribé completou a prova em 20s57, ficando apenas 38 centésimos atrás do vencedor, Jordan Crooks, das Ilhas Cayman. O norte-americano Jack Alexy ficou com o bronze, ao marcar 20s61.

Essa foi a segunda prata do jovem atleta neste campeonato, após ter sido vice-campeão nos 100m livre na última quinta-feira (12), quando também quebrou o recorde sul-americano da prova, superando a marca histórica de César Cielo que durava 14 anos. Caribé nadou os 100m em 45s47, baixando em 40 centésimos o tempo alcançado por Cielo no Troféu José Finkel de 2009.

Desempenho no Mundial e declarações

O Brasil encerrou sua participação no Mundial com três medalhas: as duas pratas de Guilherme Caribé e o bronze de Caio Pumputis nos 100m medley. O desempenho foi celebrado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). “Saímos daqui com o ânimo renovado. Este Mundial dá muita confiança para a sequência do ciclo olímpico rumo a Los Angeles”, afirmou Gustavo Otsuka, gerente de Natação da CBDA.

Caribé mostrou consistência ao longo da competição. Antes da final dos 50m livre, ele registrou o sexto melhor tempo nas eliminatórias (20s81) e avançou às semifinais, onde melhorou sua marca para 20s59, o terceiro melhor tempo, garantindo a vaga na decisão.

Além de suas medalhas individuais, Caribé também competiu no revezamento 4x100m livre, ao lado de Marco Antônio Ferreira Júnior, Kaique Alves e Leonardo Santos. O quarteto terminou em quinto lugar, mas estabeleceu um novo recorde sul-americano com o tempo de 3min04s84.

Outros resultados do Brasil no último dia

No último dia de competições, outros atletas brasileiros enfrentaram dificuldades para avançar às finais. Maria Fernanda Costa ficou em 13º lugar nos 200m livre, com o tempo de 1min55s00. Entre os homens, Kaique Alves terminou em 16º lugar nos 200m livre (1min43s48) e Nicolas Albiero alcançou a mesma posição nos 200m costas (1min52s11). Já o revezamento 4x100m medley masculino, formado por Guilherme Basseto, Caio Pumputis, Leonardo Santos e Marco Antônio Ferreira, concluiu a prova na 11ª colocação (3min25s20), fora da final.

Próximos desafios

Com o término do Mundial de piscina curta, a natação brasileira já volta seu foco para o próximo ciclo olímpico, visando os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. A performance de Guilherme Caribé e o desempenho geral da equipe trazem otimismo para os próximos desafios, especialmente em competições internacionais.

Comente e compartilhe!
O que você achou do desempenho de Guilherme Caribé e da natação brasileira no Mundial? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe a matéria nas redes sociais para apoiar nossos atletas!

Fonte: Agência Brasil