Evandro e Arthur viram sobre dupla norueguesa e estreiam com vitória no Finals de vôlei de praia

Brasileiros seguem na luta pelo título mundial em Doha; Ágatha e Rebecca buscam recuperação no torneio

A dupla brasileira Evandro Gonçalves e Arthur Lanci teve um início desafiador no Finals do circuito mundial de vôlei de praia 2024, em Doha, nos Emirados Árabes Unidos. No primeiro jogo desta quarta-feira (4), os brasileiros conquistaram uma vitória emocionante de virada por 2 sets a 1 (8/21, 21/13 e 15/12) contra os noruegueses Mol e Sorum, medalhistas de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e campeões de Tóquio 2021.

No entanto, no segundo confronto do dia, Evandro e Arthur enfrentaram outra forte dupla, os suecos Ahman e Helvig, atuais campeões olímpicos, e acabaram derrotados por 2 sets a 1 (21/10, 19/21 e 15/13). Foi a segunda derrota para os suecos em 2024, já que eles também eliminaram os brasileiros nas quartas de final da Olimpíada de Paris.

Próximos desafios

Evandro e Arthur continuam na disputa pelo Grupo B nesta quinta-feira (5), enfrentando os britânicos Bello Ja e Bello Jo às 9h (horário de Brasília). O último jogo da primeira fase será na sexta-feira (6), às 11h, contra os holandeses Van de Velde e Immers.

O Finals reúne as 10 melhores duplas do mundo em cada gênero e define os campeões mundiais de 2024. Os jogos têm transmissão ao vivo pelo site da confederação internacional de vôlei, a World Volleyball.

Despedida de Ágatha e estreia com dificuldades no feminino

Na disputa feminina, a estreia foi complicada para a dupla brasileira Ágatha Rippel e Rebecca Cavalcante, que sofreu duas derrotas. Pela manhã, perderam para as norte-americanas Cannon e Kraft por 2 sets a 0 (21/16 e 21/10). No segundo jogo, à tarde, levaram uma virada das chinesas Xue e Xia, com parciais de 21/18, 14/21 e 12/15.

A competição marca a despedida de Ágatha, aos 41 anos, das quadras. Campeã mundial em 2018 ao lado de Duda Lisboa, a atleta anunciou a aposentadoria no mês passado, após a etapa do circuito mundial em Copacabana. Rebecca, sua parceira, já tem planos para o próximo ciclo olímpico: formará uma nova dupla com Carol Solberg, mirando os Jogos de Los Angeles 2028.

Apesar do início difícil, Ágatha e Rebecca têm mais dois jogos nesta quinta-feira (5) para tentar avançar no torneio:

  • 8h: contra as letãs Tina e Anastasija.
  • 13h: contra as italianas Gottardi e Orsi Toth.

Formato e calendário do Finals

O Finals reúne 10 duplas em cada gênero, divididas em dois grupos. Na primeira fase, todas as equipes se enfrentam dentro das chaves, com os dois melhores avançando direto para as semifinais. Já as duplas na segunda e terceira posições disputam as quartas de final.

Calendário:

  • Primeira fase: 4 a 6 de dezembro.
  • Quartas de final: 6 de dezembro (horários a definir).
  • Semifinais: 7 de dezembro (horários a definir).
  • Disputa do 3º lugar feminino: 7 de dezembro, 12h.
  • Disputa do 3º lugar masculino: 7 de dezembro, 13h.
  • Final feminina: 7 de dezembro, 14h.
  • Final masculina: 7 de dezembro, 15h.

Fique ligado nos próximos jogos e acompanhe o desempenho das duplas brasileiras no torneio que encerra a temporada 2024 do vôlei de praia mundial!

Fonte: Agência Brasil