Corpo de Bombeiros e Polícia Civil aprovam fogos de Réveillon em Copacabana

Expectativa é de 2,5 milhões de pessoas na festa, que contará com shows de grandes artistas e 12 minutos de espetáculo pirotécnico

As dez balsas responsáveis pela queima de fogos no Réveillon de Copacabana, no Rio de Janeiro, foram vistoriadas e aprovadas pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Civil nesta semana. A tradicional celebração promete reunir cerca de 2,5 milhões de pessoas, segundo a Prefeitura do Rio, com um show pirotécnico de 12 minutos e apresentações de artistas como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Ivete Sangalo e Anitta.

De acordo com o porta-voz dos Bombeiros, major Fábio Contreiras, as balsas passaram por rigorosas inspeções. “Os oficiais verificaram o distanciamento entre os artefatos, o calibre, a inclinação e o layout apresentado pelos organizadores. Tudo está em conformidade e a corporação emitirá a autorização para a queima de fogos em Copacabana”, explicou.

Atualmente, as balsas estão atracadas na Ilha do Governador, na zona norte da cidade, aguardando para serem posicionadas na orla de Copacabana. A contagem regressiva promete emocionar o público, com um “balé de lasers” sincronizado a grandes sucessos da música nacional e internacional.

Shows e outros pontos da cidade
Além da queima de fogos em Copacabana, a cidade do Rio terá espetáculos pirotécnicos na Praia do Flamengo e na Igreja da Penha. No total, treze palcos foram montados em diferentes pontos da capital para receber 55 atrações musicais.

Inspeções no estado
O trabalho de fiscalização de fogos se estende a outros 21 municípios do estado do Rio de Janeiro. No total, 66 eventos – incluindo festas públicas e privadas – foram vistoriados por agentes da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

A Polícia Civil, por meio da Coordenadoria de Fiscalização de Armas e Explosivos, exige que os organizadores apresentem projetos de engenharia registrados por empresas licenciadas. Após a aprovação documental, bombeiros inspecionam os locais e materiais de disparo. Durante os espetáculos, a presença de um técnico em pirotecnia é obrigatória.

A queima de fogos sem autorização é ilegal e pode resultar em multas, apreensão de materiais e responsabilização criminal dos responsáveis.

Fonte: Agência Brasil