Trilha de Letras encerra temporada com a lenda do cavaleiro Segurant

Medievalista Emanuele Arioli fala sobre a redescoberta de manuscritos perdidos do ciclo arturiano

O programa Trilha de Letras, da TV Brasil, encerra sua temporada nesta quarta-feira (27) com uma entrevista exclusiva com o medievalista franco-italiano Emanuele Arioli, que descobriu uma lenda perdida da Távola Redonda. Arioli detalha sua pesquisa de 10 anos para reunir manuscritos que contam a saga de Segurant, um cavaleiro do ciclo do Rei Artur, e lê um trecho de sua obra no programa.

O escritor lançou três versões de sua pesquisa no Brasil: o romance Segurant, o cavaleiro do dragão, uma HQ infantojuvenil e uma graphic novel, ambas publicadas como O cavaleiro do dragão.

Uma busca impossível como metáfora da vida

Na entrevista com a apresentadora Eliana Alves Cruz, Arioli explora a história de Segurant, um cavaleiro que parte em busca de um dragão que existe apenas em sua imaginação. “A originalidade do romance é inventar uma busca impossível, já que o dragão não tem corpo, é puro espírito. É uma metáfora da vida”, explica Arioli.

Ele também aponta o pioneirismo da obra, que, segundo ele, antecipa “Dom Quixote” em três séculos. “Assim como Dom Quixote segue seres imaginários, Segurant persegue o inatingível. É uma história sobre o poder da literatura”, destaca.

A influência das lendas medievais

Arioli ressalta a influência das narrativas medievais em sagas contemporâneas como Senhor dos Anéis e Harry Potter. “Autoras e autores modernos, como Tolkien e J.K. Rowling, se inspiraram profundamente em lendas medievais. Esse universo nos fascina porque traz magia e fantasia, algo que precisamos no mundo contemporâneo”, afirma.

A reconstrução de uma lenda perdida

A descoberta da história de Segurant envolveu a decifração de 28 manuscritos incompletos encontrados em bibliotecas da Europa. “Abrir um manuscrito medieval é como decifrar um quebra-cabeça. Muitos são cópias de cópias e podem conter histórias misturadas. A lenda de Segurant estava escondida entre as profecias de Merlim”, revela Arioli.

A pesquisa exigiu viagens por diversos países e um trabalho meticuloso de reconstrução para reunir os fragmentos e resgatar o romance perdido do século 13.

Sugestões de leitura e conexão com o público

No quadro Dando a Letra, o booktuber Leandro Nogueira sugere a HQ Talco de Vidro, de Marcello Quintanilha, um thriller psicológico que aborda obsessão e crises existenciais. A indicação complementa o tema do programa, que conecta literatura e reflexões sobre a vida.

Sobre o programa Trilha de Letras

No ar desde 2017, Trilha de Letras debate temas atuais a partir da literatura. Nesta temporada, os episódios foram gravados na BiblioMaison, biblioteca do Consulado da França no Rio de Janeiro. A jornalista Eliana Alves Cruz assumiu a apresentação nesta quarta temporada, que também ganhou uma versão em áudio na Rádio MEC.

O programa é exibido às quartas-feiras, às 23h, na TV Brasil, com reprise às 4h30. Na Rádio MEC, vai ao ar às 23h30 do mesmo dia. Os episódios também estão disponíveis no aplicativo TV Brasil Play e no canal da emissora no YouTube.

Assista ao programa

Acompanhe a temporada final do Trilha de Letras ao vivo ou on-demand:

Fonte: TV Brasil / EBC