Saúde garante abastecimento de insulina no SUS com entrega antecipada

Acordo prevê entrega de 93% das doses contratadas até dezembro, assegurando tratamento aos pacientes

O Ministério da Saúde anunciou um acordo estratégico que antecipará a entrega de 1,8 milhão de unidades de insulina até o final de dezembro. A medida visa garantir o abastecimento do medicamento no Sistema Único de Saúde (SUS), essencial para a continuidade do tratamento de pacientes com diabetes na rede pública.

De acordo com a pasta, o acordo firmado com a fabricante Novo Nordisk eleva a entrega para 93% do volume contratado até o fim do ano, superando a previsão inicial de 50%. A fábrica da empresa em Montes Claros (MG) – a maior produtora de insulina do Brasil e da América Latina – é responsável por 15% de toda a produção mundial do insumo.

Oferta de insulina em meio a desafios globais

Apesar do cenário global de restrição na oferta de insulina, o Ministério da Saúde informou que mantém aquisições regulares para garantir a distribuição ininterrupta do medicamento no SUS. Até outubro deste ano, foram entregues 49,9 milhões de unidades de insulinas NPH e 10,7 milhões de insulina regular (em frascos e canetas) para atender a demanda de estados e municípios.

“O reforço nos estoques permite a continuidade do tratamento de todos os pacientes atendidos pela rede pública de saúde”, destacou a pasta em nota oficial.

Orientação para pacientes

Para quem encontra dificuldades em acessar insulina em farmácias privadas, mesmo pelo programa Farmácia Popular, a recomendação do Ministério da Saúde é buscar uma unidade básica de saúde (UBS) para solicitar o medicamento.

Fontes: Agência Brasil