Infestação do Aedes aegypti em Cianorte atinge 1,8%, aponta LIRAa

Índice é considerado de médio risco pela OMS, exigindo ações preventivas da população.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cianorte divulgou nesta segunda-feira (11) o resultado do 4º Levantamento de Índice Rápido Aedes aegypti (LIRAa) de 2024, realizado entre os dias 4 e 8 de novembro. Com inspeção em 1.539 imóveis, foram encontrados 28 focos do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, resultando em um Índice de Infestação Predial (IIP) de 1,8%. Esse índice é considerado de médio risco pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda um limite máximo de 1% para controle seguro.

Os bairros com maior índice de infestação foram a Zona 03, com 3,5%; a Zona 02, com 3,1%; e a Zona 06, com 2,8%. A maioria dos focos (53,6%) foi encontrada em lixo doméstico, como recipientes plásticos, latas, sucatas e entulhos.

“O índice em Cianorte está quase o dobro do recomendado, o que aumenta o risco de surtos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. É fundamental que cada morador participe das ações de prevenção, eliminando possíveis criadouros do mosquito em suas residências e terrenos”, alerta Paulo Henrique Zago, supervisor do Programa de Combate às Endemias.

A colaboração da população é essencial para reduzir o índice de infestação e proteger a saúde de todos os cianortenses.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social