Em uma fiscalização de rotina na região Noroeste, técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) apreenderam 11 pássaros mantidos sem autorização ambiental em Umuarama, Paraná. A operação ocorreu na última sexta-feira (8), e resultou em multas de R$ 5,5 mil ao criador autuado. As aves, entre elas cinco coleirinhos e três galos-de-campina, foram levadas para o viveiro florestal do IAT, onde passarão por testes e um período de readaptação.
Além disso, o IAT promoveu outras ações de preservação ambiental na região. Em Guarapuava, foi devolvido à natureza um lobo-guará resgatado de uma residência, após exames no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras). Em Cianorte, um novo totem foi instalado para o descarte seguro de medicamentos vencidos, ajudando a evitar a contaminação do meio ambiente.
Denúncias de maus-tratos e tráfico de animais
A população é incentivada a denunciar casos de animais feridos, vítimas de maus-tratos ou cativeiro ilegal. As denúncias podem ser feitas pela Ouvidoria do IAT, Polícia Militar do Paraná, ou Disque Denúncia 181, com informações detalhadas para agilizar o atendimento.
Fonte: IAT