Instituto Água e Terra devolve gato-maracajá e coruja-orelhuda à natureza no mesmo dia

Ações em Cascavel reforçam o compromisso com a preservação da fauna silvestre no Paraná

Técnicos do Instituto Água e Terra (IAT), escritório regional de Cascavel, realizaram nesta quinta-feira (17) a soltura de dois animais silvestres: um gato-maracajá (Leopardus wiedii) e uma coruja-orelhuda (Asio clamator). Ambos os animais passaram por avaliação médica antes de serem devolvidos ao seu habitat natural.

O gato-maracajá foi encontrado em uma farmácia no município de Guaraniaçu no início da semana, e foi socorrido pela Defesa Civil e levado ao Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS) da Univel, onde recebeu tratamento veterinário. O animal apresentava um fecaloma, que foi tratado antes de sua soltura.

Já a coruja-orelhuda foi encontrada no Centro Nacional de Atletismo de Cascavel, onde permaneceu escondida por dois dias. Após ser capturada, os técnicos constataram que a ave estava saudável, permitindo sua rápida devolução à natureza no mesmo dia.

Orientações à população

O IAT reforça que, ao encontrar animais silvestres machucados, vítimas de maus-tratos ou de cativeiro irregular, os cidadãos devem entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto ou com a Polícia Militar. O Disque Denúncia 181 também está disponível para relatos precisos, facilitando o atendimento imediato aos animais.

Fonte: IAT-Cascavel