Serpente foi capturada em área urbana e, após exames, liberada em habitat natural.
Nesta segunda-feira (21), uma sucuri-amarela de 1,6 metro foi encontrada em uma rua de Umuarama, no Noroeste do Paraná. O animal, que estava bastante arisco, foi capturado por equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar e, em seguida, encaminhado ao Instituto Água e Terra (IAT) para passar por exames veterinários.
Após a confirmação de seu bom estado de saúde, os técnicos do IAT liberaram a serpente em seu habitat natural. A sucuri-amarela (Eunectes notaeus), espécie não peçonhenta, utiliza a constrição para capturar suas presas, alimentando-se de aves, peixes e pequenos mamíferos. Com tamanho médio entre 2,4 a 4,6 metros, as fêmeas são geralmente maiores que os machos.
Essa é a terceira soltura de animais silvestres realizada pelo IAT em menos de uma semana. Na última sexta-feira (18), outros dois animais, um gato-maracajá e uma coruja-orelhuda, foram devolvidos à natureza pela regional de Cascavel.
Atenção! Caso encontre animais silvestres machucados ou em situações de risco, entre em contato com o Instituto Água e Terra ou a Polícia Militar do Paraná. O Disque Denúncia 181 também está disponível para receber informações.
Fonte: Instituto Água e Terra (IAT)