Delegação do Maranhão conhece boas práticas das Salas do Empreendedor em Maringá e Campo Mourão

Visita técnica busca aprimorar atendimento aos microempreendedores em municípios maranhenses

Uma comitiva de representantes do Sebrae e coordenadores de Salas do Empreendedor do Maranhão esteve em Maringá e Campo Mourão, no Paraná, nesta semana para conhecer as boas práticas adotadas nas Salas do Empreendedor da região. A visita, realizada nos dias 22 e 23 de outubro, foi motivada pelo destaque da Regional Noroeste do Paraná, que é referência nacional em atendimento aos microempreendedores individuais (MEIs), com 17 dos 44 Selos Diamante do estado em 2024.

No total, o Paraná conquistou 148 Selos Diamante do Sebrae, e a Regional Noroeste foi responsável por 38% deles. Com 97 Salas em atividade, a região realizou, apenas em 2024, mais de 126 mil atendimentos a cerca de 38 mil empresas únicas, destacando-se pela qualidade e eficiência dos serviços oferecidos.

Aprendizado e troca de experiências

Patrícia Pessoa, coordenadora da Sala do Empreendedor de Governador Nunes Freire, no Maranhão, destacou a importância de observar as parcerias e a rede de apoio que as Salas paranaenses têm para oferecer um atendimento contínuo e especializado. “A experiência aqui nos mostrou a força das parcerias locais e a importância de termos profissionais dedicados exclusivamente à gestão de atendimento, algo que queremos implementar em nossa cidade”, afirmou.

Magnólia Everton Costa, coordenadora de Integração e Atendimento do Sebrae/MA, ressaltou a oportunidade de crescimento proporcionada pela visita, especialmente após conhecer a Sala do Empreendedor de Campo Mourão, que recentemente recebeu a certificação ISO 9001. “O Paraná é referência no Selo Sebrae, e a certificação ISO em Campo Mourão é uma inovação que levaremos como inspiração para o Maranhão”, comentou.

Campo Mourão: pioneirismo com certificação ISO 9001

A Casa do Empreendedor de Campo Mourão é a primeira entre as 2.825 Salas do Empreendedor do Brasil a conquistar a certificação ISO 9001, um reconhecimento pela excelência na gestão de qualidade. O processo envolveu a análise de 62 procedimentos, criação de métricas de desempenho e canais para registro de melhorias, em um trabalho de 16 meses com o apoio do Sebrae/PR e da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão.

Segundo Rosineide Pereira, consultora do Sebrae/PR, a troca de experiências com o grupo do Maranhão reforça o compromisso das Salas do Empreendedor do Paraná com a excelência e aproxima os profissionais dos dois estados. “Compartilhar nossas práticas com o Maranhão e conhecer as deles fortalece nosso trabalho e promove resultados positivos para ambos os lados”, concluiu.

A visita técnica é uma iniciativa para aprimorar o atendimento aos microempreendedores no Maranhão, levando inovações do Paraná para potencializar o apoio ao desenvolvimento econômico local.

Fonte: ASN Paraná