O monumento do Cristo Redentor, um dos maiores símbolos do Brasil, celebra 93 anos neste sábado (12). As festividades começaram pela manhã com uma missa em ação de graças, celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, no santuário localizado no topo do morro do Corcovado. Após a cerimônia religiosa, os visitantes foram convidados para um momento festivo com a distribuição de bolo comemorativo.
O reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, destacou que a celebração deste ano reforça a mensagem universal de redenção do Cristo, que acolhe a todos, independentemente de suas crenças ou origens.
As comemorações continuam ao longo do fim de semana. No domingo (13), às 9h, haverá a distribuição de brinquedos e livros infantis como parte da campanha social Clássico é Brincar, voltada para as crianças do Morro da Providência, na região central do Rio. Na segunda-feira (14), o projeto social Padaria Artesanal formará 90 alunos de favelas cariocas em uma cerimônia no santuário, promovendo a capacitação empreendedora para estimular a geração de emprego e renda.
História do Monumento
Inaugurado em 12 de outubro de 1931, o Cristo Redentor é um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro e do Brasil. Considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno, a estátua de 30 metros de altura, sem contar os 8 metros de pedestal, foi construída em concreto armado e revestida de pedra sabão. Seus braços abertos, que medem 28 metros de largura, simbolizam acolhimento e paz. A estátua está situada no Parque Nacional da Tijuca, a 709 metros acima do nível do mar, com vista privilegiada para a Baía de Guanabara.
Fonte: Agência Brasil.