Como escolher brinquedos que auxiliam no aprendizado e desenvolvimento infantil

Especialistas recomendam brinquedos adequados à faixa etária para estimular o desenvolvimento neuromotor e sensorial das crianças.

Brinquedos são fundamentais no processo de desenvolvimento infantil, desde os primeiros meses de vida. Além de entreter, eles estimulam os sentidos corporais, promovem conexões neurais e ajudam na adaptabilidade ao mundo ao longo do crescimento. De acordo com o fisioterapeuta Dr. Gustavo Mondoni, sócio da Evolve Saúde e Desenvolvimento, a escolha adequada dos brinquedos pode fazer toda a diferença no desenvolvimento neuropsicomotor dos pequenos.

Nos primeiros meses, brinquedos com contraste de cores, luzes e música são recomendados para estimular a visão e audição dos bebês. Por volta dos 3 a 4 meses, brinquedos que podem ser segurados são ideais para desenvolver o controle dos membros superiores. Entre 5 e 9 meses, brinquedos que emitem som, luz e se movem são fundamentais para incentivar o bebê a se movimentar, seja virando o pescoço ou engatinhando para alcançá-los.

“O melhor estímulo para bebês é o brincar, de forma atraente e adequada à idade”, explica Dr. Mondoni. Ele destaca a importância de proporcionar estímulos visuais, táteis, sonoros e até gustativos, promovendo o desenvolvimento sensorial completo da criança. Além disso, alerta para os efeitos negativos do uso de dispositivos digitais, especialmente para crianças menores de 2 anos, conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

É importante que os pais observem possíveis atrasos no desenvolvimento motor ou preferências de lado ao se movimentar. Caso notem algo fora do comum, o ideal é buscar tratamento precoce, com terapias como a fisioterapia pediátrica e osteopatia, que ajudam a recuperar a mobilidade e função dos bebês.

Para mais informações sobre o trabalho do Dr. Gustavo Mondoni e a Evolve Saúde e Desenvolvimento, acesse www.evolvesaudeintegral.com.br.

Fonte: Dr. Gustavo Mondoni, fisioterapeuta, Evolve Saúde e Desenvolvimento.