Capivara resgatada em Engenheiro Beltrão é tratada e devolvida à natureza

Após passar por tratamento veterinário, capivara voltou para a natureza nesta quarta-feira (9)

Animal foi encontrado com ferimento na cabeça e recebeu atendimento veterinário antes de ser solto novamente em seu habitat natural.

Uma capivara adulta, encontrada ferida na casa de um morador de Engenheiro Beltrão, foi resgatada pelo Instituto Água e Terra (IAT) e devolvida à natureza nesta quarta-feira (9). O animal, que apresentava um ferimento na cabeça, passou por tratamento veterinário realizado em parceria com a prefeitura local.

A equipe do IAT, responsável pelo resgate, foi acionada na noite de terça-feira (8) e, após a recuperação da capivara, garantiu sua soltura na natureza, próximo à área onde foi encontrada.

A capivara (Hydrochoerus hydrochaeris), o maior roedor do mundo, é herbívora e pode pesar entre 50 e 100 kg. Seu resgate faz parte de um trabalho contínuo do IAT para proteger a fauna local, que também inclui ações contra maus-tratos e tráfico de animais.

Cidadãos que avistarem animais feridos ou em situação de risco podem acionar o Instituto Água e Terra ou a Polícia Militar do Paraná. Denúncias também podem ser feitas pelo Disque Denúncia 181.

Fonte: IAT Campo Mourão