Empresas de turismo dos biomas brasileiros participarão da ABAV Expo em Brasília, com foco em sustentabilidade e promoção de destinos locais.
Entre os dias 26 e 28 de setembro, o Sebrae levará empresas de turismo dos seis biomas brasileiros – Cerrado, Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal – para a 51ª edição da ABAV Expo, o maior evento de turismo da América Latina, que acontecerá em Brasília. O evento deve atrair 30 mil visitantes do Brasil e de mais de 20 países, oferecendo uma grande vitrine para os destinos turísticos regionais.
No estande do Sebrae, a sustentabilidade será o tema central. Cada bioma apresentará um destino turístico e uma empresa atendida pelo Sebrae. Entre os destinos selecionados estão cidades como Novo Airão, no Amazonas, e Bonito, no Mato Grosso do Sul, que fazem parte do Programa Turismo Futuro Brasil, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Além disso, as experiências de cada bioma serão apresentadas em formato de pitches para os visitantes.
Ana Clévia Guerreiro, coordenadora de Serviços e Economias do Futuro do Sebrae, destacou que a participação no evento visa promover o desenvolvimento de destinos sustentáveis e inteligentes, gerando mais empregos, renda e inclusão.
Programas e Iniciativas
O Sebrae também apresentará o Programa Aventura Natural, que oferece capacitações e consultorias para micro e pequenas empresas de turismo de aventura, visando conquistar certificações de segurança. Além disso, a instituição vai orientar os empresários sobre a Jornada de Energia, uma iniciativa que promove práticas sustentáveis e redução de custos.
Encontro de Negócios e ABAV Talks
No dia 27 de setembro, o Sebrae realizará, em parceria com a ABAV e a Embratur, um encontro de negócios que reunirá empresas de receptivo de destinos com DMCs e operadores turísticos. Serão apresentados 34 produtos e roteiros turísticos apoiados pela instituição.
O Sebrae também participará do ABAV Talks, painel que discutirá temas como energia, certificações, turismo de experiência e empreendedorismo em territórios.
Fonte: Redação