
O município de Apucarana, localizado no Vale do Ivaí, deu início ao planejamento para se transformar em uma cidade inteligente, como parte do Programa Cidade Inteligente, uma parceria entre o Sebrae/PR e o Itaipu Parquetec. A cidade recebeu uma avaliação de 6,3 pontos em uma escala de 0 a 10 no diagnóstico de maturidade, o que demonstra um nível avançado em termos de estrutura e políticas públicas estabelecidas.
Objetivos do Programa Cidade Inteligente
O programa, que envolve 10 cidades do Paraná, busca implementar soluções inovadoras que melhorem a gestão pública e a qualidade de vida dos cidadãos. Segundo o consultor do Sebrae/PR, Tiago Correia da Cunha, o diagnóstico inicial identificou as principais “dores” do município e propôs ações de curto prazo, com um prazo de até seis meses para que os primeiros resultados concretos apareçam.
A governança local, representada pelo Conecta Apucarana, será responsável pela execução e monitoramento das atividades, atuando como a guardiã do processo de transformação do município. Segundo Lisandro Rogério Modesto, professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e membro da governança, o programa visa não apenas melhorar os serviços públicos, mas também criar um ecossistema de inovação, empreendedorismo e tecnologia que favoreça o crescimento da cidade.
Avaliação de Apucarana no Programa Cidade Inteligente
O diagnóstico do programa avaliou seis dimensões essenciais para o desenvolvimento de uma cidade inteligente:
- Inovação: 8/10
- Infraestrutura tecnológica: 7,5/10
- Participação cidadã: 10/10 (pontuação máxima)
- Ambiente de negócios: 5/10
- Projetos-piloto e Living Labs: 0/10 (a cidade ainda não possui essas iniciativas)
Impacto do Programa no Longo Prazo
Segundo Modesto, o programa também visa criar um ambiente que estimule os jovens a permanecerem na cidade, ao mesmo tempo em que promove serviços públicos mais eficientes e seguros. A iniciativa já conta com eventos como o “Conectado ao Futuro”, que incentiva os cidadãos a pensarem no desenvolvimento de Apucarana a curto, médio e longo prazo.
Sobre o Programa Cidade Inteligente
Lançado em março de 2024, o Programa Cidade Inteligente combina as expertises do Sebrae/PR e do Itaipu Parquetec para promover modelos de cidades inteligentes, otimizando serviços e espaços públicos por meio da tecnologia. O programa terá ações até abril de 2025, com capacitações e visitas técnicas já realizadas.
Fonte: ASN Paraná