Anvisa proíbe uso de termômetros e medidores de pressão com mercúrio no Brasil

Medida visa reduzir impacto ambiental e promover o uso de alternativas digitais em serviços de saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, importação, comercialização e o uso de termômetros e esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial) com coluna de mercúrio em todo o Brasil. A decisão foi oficializada em uma resolução publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (24). A medida não afeta equipamentos usados para pesquisa, calibração de instrumentos ou como padrão de referência.

Esses dispositivos, amplamente utilizados em diagnósticos de saúde, contêm mercúrio, um metal pesado que, embora não apresente risco direto aos usuários, é altamente tóxico quando descartado de forma inadequada no meio ambiente. Equipamentos que forem descontinuados devem seguir as normas de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde estabelecidas pela Anvisa.

A proibição atende a compromissos assumidos pelo Brasil na Convenção de Minamata, de 2013, que visa a redução global do uso de mercúrio. Segundo a Anvisa, o mercado já oferece alternativas digitais que são igualmente precisas e ambientalmente mais seguras.

Fonte: Agência Brasil, EBC, CRF-SP