NÓS E AS ÁRVORES

NÓS E AS ÁRVORES

Desde o descobrimento do Brasil, em 1.500, nosso país vem sendo devastado silenciosamente… Mais de mil anos de derrubadas, e só agora, a partir do ano 2.000 cria-se, devagar, a consciência da necessária preservação.

Cianorte é uma das raras cidades do Brasil que preza a sua floresta, se bem, que depois se impôs várias regras de punição ao menos desavisados. E é bem verdade que todos os prefeitos que passaram por aqui lutaram contra o “mal da terra” que é a erosão, decorrente do tipo de terreno arenítico que existe na maior parte de nosso município e que sob o efeito das fortes chuvas consegue ser mais forte que o homem, abrindo profundas valas e levando nossa arborização. Nunca podemos falar que a erosão está contida, pois, no meio do Cinturão Verde abriram-se alguns buracos que se o poder público não estiver atento, pode trazer a Mãe Biela de volta. O Parque Mandhuí, recentemente inaugurado, no meio do Cinturão Verde, foi mais que necessário, pois, um foco de erosão foi contido e em troca, devolveu-se à população um belo lugar de lazer e entretenimento, e acima de tudo, curioso, bem no meio da mata. Tornar-se-á um agradável local de lazer.

A Arábia Saudita, um país localizado em pleno deserto está levando água tratada, retirada do mar e sendo levada por mais de 1.350 quilômetros de tubulações de água que vai ser utilizada para irrigar 7,5 milhões de árvores que estão sendo plantadas na cidade. Quando estive nos Emirados Árabes, região desértica, fiquei encantada com as flores que existem por toda a cidade de Abu Dhabi, com o verde recorrente em todas as avenidas.

Há que se estar atento ao meio ambiente, eis que dependemos de sua preservação. Uma pena mesmo foi ir perdendo devagar, a PEROBA, árvore símbolo de Cianorte determinado por lei municipal. É uma espécie muito resistente e que se alonga pelos anos a fora e pode chegar até 700 anos de vida! E quantas centenárias perobas foram sendo abatidas pelos colonizadores, mas isto faz parte da história.

Poucos cianortenses sabem que a Peroba é a árvore símbolo que identifica nossa fundação, nossa história e nossa colonização. Matéria que deveria ser ensinada nas escolas para que se criasse de fato a conscientização da importância do verde ao nosso redor.

Nossa vida depende do Verde e não depende do vermelho e de nenhuma outra cor; verde que é a cor maravilhosa que identifica o nosso amado e tão vilipendiado Brasil!

Izaura Varella

Cidadã Cianortense em exercício constante para restaurar a nossa história.