Após o desaparecimento do Empresário Rubens Zuin de 64 anos, na manhã do último sábado (24/07), a Polícia Militar de Cianorte iniciou as buscas pelo mesmo com o apoio de familiares no intuito de localiza-lo juntamente com sua caminhonete. Até que, por volta das 17h de sábado, a Central de Operações da 5ª CIPM foi informada via fone de que agentes da Polícia Rodoviária Federal, entre as cidades de Ponta Porã e Dourados, estado do Mato Grosso do Sul, haviam abordado a camionete GM/S10, cor BRANCA de placas BDH9H27, emplacamento de Cianorte, cujo proprietário, encontrava-se incomunicável desde as 10h da manhã, ocasião do último contato com os familiares.
O mencionado veículo foi abordado em poder de um indivíduo de 29 anos de idade, também residente em Cianorte. Que de acordo com informações repassadas pelos policias que o abordaram, depois de muitas contradições a respeito da camionete que conduzia o cidadão acabou confessando que o veículo seria produto de roubo, porém, sem ofertar detalhes, disse não saber a respeito da vítima, proprietário do veículo, até então não localizado.
Diante da recuperação do veículo S-10 pela PRF e da prisão de um dos envolvidos no sequestro do empresário cianortense Rubens Zuin, as equipes policiais da 5ª CIPM compareceram no endereço do detido, situado à Rua dos Bandeirantes, Zona Seis, Cianorte.
Logo após a chegada das equipes na casa, apresentou-se como proprietária do imóvel uma senhora de 27 anos, que chegou com seu veículo GM/Celta cor vermelha, afirmando estar na casa de familiares e não saber a respeito de seu marido. Ainda, a moradora relatou por diversas vezes que seu esposo estava trabalhando, pois havia levado ele pela manhã para o serviço e que para comprovar sua informação apresentava seu aparelho celular que tinha o contato do esposo para eximir qualquer dúvida.
Entretanto, ao ser informada de que haviam diversos registros nas câmeras do sistema de trânsito de Cianorte que vinham em desencontro com seus deslocamentos a senhora acabou confessando de que seu marido não estava no trabalho como disse, e sim, como as equipes policiais de Cianorte já sabiam, havia sido preso no Mato Grosso do Sul com uma camionete de Cianorte.
Nesse momento, sem qualquer tipo de coação física ou psicológica, passou a informar que havia deixado seu esposo na Praça da saída de São Tomé e não mais o viu, versão esta que também não pode ser sustentada pela mulher, só assim acabou confessando possível participação no roubo da camionete, informando espontaneamente de que havia levado seu marido e outro casal até uma propriedade localizada entre as cidades de Cianorte e São Tomé, onde deixaram os três e em seguida retornou, sabendo sim que alguma ilicitude a ocorrer.
Durante o dia manteve contato com o esposo e foi informada por volta das 13h00, via aplicativo de mensagens, de que ele já estava na cidade de Loanda, tendo uma mensagem no meio da conversa, sem muita referência, dizendo “ele vai ficar em Tapejara”, depois disso só ficou sabendo que seu marido havia sido preso no estado vizinho.
Ao ser indagada, quanto ao casal que acompanhava seu marido, ela informou ser um primo dele, um homem de 38 anos, que estava na companhia de uma mulher de 25 anos de idade, ambos de endereço desconhecido, todos com diversas passagens policiais pelos mais diversos crimes, entre eles, roubo e tráfico. Ela informou que o rerferido casal pernoitou em sua residência até a manhã deste sábado onde, com seu veículo Corsa Wind acabou levando o casal e seu marido até a propriedade da vítima, deixando-os para efetivarem o crime.
Depois de todas as informações, a senhora recebeu voz de prisão e foi encaminhada para apresentação à autoridade competente, e demais providências cabíveis à polícia judiciária, pois, de acordo com o informado por ela ficou claro de que além de suas ações e sua confissão ela poderia ter maior envolvimento com o crime em questão.
De acordo com o que fora informado pela senhora detida em Cianorte, ficou evidente de que o casal, o primo de seu esposo e a mulher de 25 anos ficaram responsáveis pelo cárcere da vítima até que seu marido chegasse ao destino com a camionete e, pela interpretação da mensagem com seu esposo via aplicativo de mensagens (“ele vai ficar em Tapejara”), subentende-se de que ela, além de saber do crime, prestou apoio e estava acompanhando o desenrolar do deslocamento, motivo pelo qual seu aparelho celular, com seu conteúdo plenamente preservado, foi apresentado na condição de apreendido para, se necessário, mediante perícia policial, subsidiar o processo.
Agora, a Polícia Civil irá investigar o caso para tentar localizar os outros dois acusados e, saber se outras pessoas estão ligadas ao crime.
LIBERTAÇÃO
Ainda no sábado (24), por volta das 19h20, a equipe Policial de Moreira Sales foi acionada a comparecer na Associação da AABB, onde um PM aposentado informou que acabara de dar socorro a um senhor que havia sido vítima de roubo. No local a equipe entrou em contato com um Sr. Rubens, que informou que foi vítima de um roubo, onde foi rendido por 02 homens e 01 mulher, e estava sendo mantido como refém desde as 10hs da manhã, sendo que os assaltantes transitaram com ele dentro da caminhonete até aproximadamente as 12 horas, quando então vendaram a vítima e o trocaram de veículo próximo a cidade de Tapejara.
Os criminosos saíram com sua caminhonete em outra direção, e o levaram para uma residência em um carro que aparentava ser antigo, e este ficou trancado dentro de um cômodo durante a tarde, até que em dado momento os assaltantes informaram que a caminhonete havia sido recuperada pela Polícia, e que soltariam a vítima.
Os bandidos o levaram vendado novamente até o veículo, onde transitaram novamente por determinado tempo e o soltaram em uma rodovia entre Tuneiras do Oeste e Moreira Sales. Após andar cerca de 3km, Rubens chegou a cidade de Moreira Sales e visualizou pessoas na AABB e pediu ajuda, quando então foi socorrido pelo PM aposentado. Ao ser acionada a equipe já tinha ciência do roubo conforme informado via COPOM (Central de Operações da Polícia Militar) relatando o roubo, o desaparecimento da vítima e também o fato da Caminhonete Chevrolet S-10 ter sido recuperada por um equipe da PRF, e informou a equipe PM de Cianorte que fez contato com a família da vítima que foi levada pela equipe até o Posto de Saúde de Moreira Sales, onde o mesmo recebeu atendimento para verificar seu estado de saúde, e aguardou até que sua família chegasse ao local.
Fonte: Noti-cia.com